sábado, 15 de junho de 2019

SECRETÁRIO REALIZA REUNIÃO COM OS GESTORES PARA DEFINIR ESTRATÉGICA PARA AJUDAR O PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR

Na manhã desta quinta-feira (13) o Secretário de Educação Orlando Bezerra, no gabinete reuniram-se com os gestores das escolas municipais, Supervisores e com os membros do Programa Busca Ativa Escolar.

O objetivo da reunião foi para à apresentação do Programa Busca Ativa Escolar, que o município aderiu visando matricular todos os alunos que estão fora das unidades de ensino.

O secretário está realizando parceria com as secretarias, gestores e Conselho Tutelar que trabalharão de forma integrada pra identificar situações em que crianças estejam fora da sala de aula.

Através do Programa Busca Ativa Escolar já está identificando casos, de alunos que abandonou a escola e agora está de volta.

Gestores escolares, professores, conselheiros tutelares, agentes de saúde e demais agentes públicos contribuirão para que todas as crianças e adolescentes tenham suas matrículas efetivadas na escola de sua preferência.

O secretário de Educação Orlando Bezerra da Silva ressaltou “que o programa dependerá da união de todos para que tenhamos sucessos na busca dos alunos”, disse Orlando.

O que é o Busca Ativa Escolar?

“A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM”.

“A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar”.

“A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis”.

Fotos: chaquinha

Nenhum comentário: