terça-feira, 17 de setembro de 2019

Mais da metade de servidores públicos podem ficar fora de folha por ausência no recadastramento


Dados são mantidos em sigilo, mas, ausência em massa de servidores para recadastramento aumentam suspeitas de fraude na folha de pagamento como suspeitava o governador Gladson Cameli.

Milhares de servidores públicos do estado que não procuraram suas secretarias de origens para fazer o recadastramento, podem vim com o contracheque zerado no pagamento deste mês. Mesmo com a campanha feita nos canais de rádio e sites da estatal de comunicação, pelo menos a metade dos servidores públicos nascidos entre janeiro e abril não procuraram pelo serviço.

Dos mais de 35 mil servidores, a Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAG) esperava que cerca de 8 mil estivem à disposição, cedidos para outros órgãos ou afastados sem ônus. O número de servidores que deixou de se cadastrar surpreendeu a secretaria Maria Alice.

Embora o Palácio Rio Branco negue, os dados até agora preenchidos aumentam a suspeita de fraude na folha de pagamento, como suspeitava o governador Gladson Cameli, principalmente no setor da saúde. Situações de afastamentos na segurança pública também chamam atenção no serviço de recadastramento.

A SEPLAG vai inserir as informações na folha de pagamento e no sistema estadual de gestão de pessoas. Os dados vão servir de base para a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

O decreto determina que o recadastramento deve ser feito, obrigatoriamente, por servidores de cargos de provimento efetivo, comissionado e temporário, civis e militares, inclusive agentes políticos.

Nenhum comentário: