terça-feira, 10 de setembro de 2019

Professores acampam em frente à Secretaria de Educação e fazem reivindicações ao governo do AC

Professores chegaram a fechar a rua de acesso, mas voltaram para dentro da secretaria.
Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco

Professores fizeram ato na manhã desta segunda-feira (9) — Foto: Divulgação/Sinteac

Os professores da rede estadual de ensino fizeram um ato, na manhã desta segunda-feira (9), em frente à Secretaria de Educação, em Rio Branco. Eles protestam contra a perda salarial, pedem incorporação do vale alimentação e do pagamento do Valorização de Desempenho Profissional (VDP) ao salário.

Além disso, eles ainda protestam contra a demissão dos professores provisórios, que tem contrato de dois anos e estão sendo demitidos.

"Querem dividir esse valor [do reajuste] e não dá pra dividir. E mais outras coisas específicas dos não concursados que retiraram do PCCR e não recebem mais os direitos. Os professores provisórios com a equiparação da carga horária e salário e também ocorrem essas demissões e a gente buscou dialogar com a secretaria que criasse critérios pela classificação do concurso", disse Rosana Nascimento.

De acordo com a assessoria de comunicação da Educação, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e do Sindicato dos Professores da Rede pública de Ensino do Estado do Acre (Sinproacre) e comissão financeira do governo fizeram uma reunião de negociação sobre as reivindicações da categoria.

Após a reunião, ficou acordado, segundo informou a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, que uma comissão vai ser avisada pelo governo para fazer o levantamento financeiro e uma nova reunião deve acontecer no dia 17 de setembro.

Nenhum comentário: