sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Marilete transforma lixão de Tarauacá em modelo para outras cidades


A prefeitura de Tarauacá está implantando sistemas e medidas necessárias para o acondicionamento do lixo doméstico produzido pela população do município.

A ação busca proteger o meio ambiente e preservar a saúde pública dos moradores ao entorno do “lixão”, além de atender ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre Prefeitura Municipal e o Ministério Público.

A prefeitura de Tarauacá já realizou diversas ações, como a melhoria do cercado e da guarita no local para impedir a entrada de animais e, até mesmo pessoas.

Ainda este mês, a prefeitura de Tarauacá mandou instalar novas placas de identificação para sinalizar o local insalubre, alertando da não permissão de adentrar a área.

Segundo a Prefeita Marilete Vitorino a prefeitura de Tarauacá está tomando medidas de menor impacto ambiental, deixando bem organizado e fazendo uma campanha de conscientização às pessoas, no sentido de acondicionar seu lixo de uma forma adequada até a retirada para no lixão.

Quem passa hoje pelo lixão de Tarauacá, localizado na BR-364, há 12 quilômetros da cidade, sentido Cruzeiro do Sul, não percebe que ali continuam sendo depositados milhares de toneladas de lixo produzido diariamente por seus moradores.

“O lugar onde antes tinha lixo até às margens da estrada, e muitos urubus, teve uma mudança drástica. Pode-se dizer que “mudou da água para o vinho”, e também que pode servir de modelo para muitas cidades do Acre e de outros estados brasileiros que hoje possuem lixões a céu aberto colocando em risco a saúde de seus moradores”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rosenir Arcênio.

“E ali tem um lixão? Quem não sabe que ali é um lixão pensa que é à entrada de uma propriedade rural”, comentam as pessoas que todos os dias passam em frente.

vale ressaltar que a cada seis meses a Secretaria Municipal de Saúde leva atendimento para os moradores no entorno do lixão, ou seja, são realizados coletas de material para exame (hemograma) e prescrição médica, além da entrega de medicamentos.

Nenhum comentário: