quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Ministro do STJ livra tucano Paulo Preto de condenação a 145 anos de prisão

Operador do PSDB, Paulo Preto tinha sido condenado por formação de quadrilha e peculato, livra-se de sentença de 145 anos de prisão por decisão de um juiz do Superior Tribunal de Justiça
18 de dezembro de 2019, 06:40 h
Paulo Preto, operador do PSDB paulista (Foto: Agência Senado)


247 - O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Reynaldo Soares da Fonseca anulou a condenação do engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, operador do PSDB, a 145 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. 

Paulo Preto foi condenado em março deste ano pela 5ª Vara Federal de São Paulo em uma das ações da Lava Jato.

A condenação do ex-diretor da Dersa (estatal paulista de rodovias) e operador do PSDB no estado ocorreu por desvio de R$ 7 milhões de verbas de indenização destinadas a famílias que viviam no traçado do Rodoanel, uma obra do governo paulista. 

Agora, o ministro do STJ determinou que a ação penal volte à fase de alegações finais para que o réu tenha garantido o direito de pronunciar-se por último, depois das manifestações dos delatores. As informações são da Folha de S.Paulo.

A anulação da condenação se baseia em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que em outubro último estabeleceu que em um processo com réus delatores e delatados, os delatados devem apresentar suas alegações finais depois dos delatores.

Nenhum comentário: