terça-feira, 3 de dezembro de 2019

TARAUACÁ: ELEIÇÃO PARA DIRETORA - RONEILA DO Ó É CANDIDATA NA ESCOLA ALMIRANTE BARROSO



ESCOLA E COMUNIDADE:

“PARCERIA E ENSINO DE QUALIDADE”.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL - Meu nome é Roneila, mãe do Diego, da Fernanda e do Diogo. Sou professora, licenciada em Geografia e pós-graduada em "Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável". Já são 25 ANOS DEDICADOS À EDUCAÇÃO! Já atuei em várias escolas como coordenadora pedagógica, tanto dos anos iniciais (1° e 5°ano), quanto nos anos finais (6° ao 9°ano), como Escola José Augusto, Rosaura Mourão e Valdina Torquato, antes, Áurea Acioly, e sempre à convite da equipe gestora. Todas essas experiências, nas escolas citadas, foram importantes para meu aprimoramento pessoal e profissional, contudo, é a Escola Instituto São José, minha referência, pois foi onde eu cresci tanto pessoal quanto profissionalmente, ao lado da Irmã Taffarel, da irmã Mary e Docarmo Aragão, pelas quais guardo um grande carinho em meu coração. Não poderia esquecer de Lauro Benigno, que além de um profissional de excelência, dá oportunidade para seus funcionários crescer. 

Atualmente, estou na Escola Edmundo Pinto como coordenadora do 6° ao 9°, e assessora pedagógica na rede municipal, à tarde. Hoje, estou candidata à gestora da Escola Almirante Barroso. Acredito que diante do exposto, tenho competência para tal, pois tenho plena convicção que, o SUCESSO DE UMA GESTÃO ESCOLAR acontece com a participação de TODOS: comunidade escolar, professores, colaboradores (apoio), pais, alunos e colegiados. Então, peço humildemente, seu apoio e seu voto no dia 06 de dezembro para mudar a realidade da Almirante Barroso, que ela venha ter mais credibilidade quanto ao recebimento de sua clientela e segurança. Para isso, apresento algumas, METAS/PRIORIDADES, propostas em meu Plano de Trabalho: 

v Elevar o desempenho escolar para 95%; 

v Reivindicar junto à SEME, reformas e melhorias no espaço e infraestrutura da escola, como a construção de um muro, necessário para garantir a segurança dos alunos e comunidade escolar em geral (para que o aluno não tenha que sair da “biqueira” da escola e ir pra outro bairro), e evitar entrada de animais que podem oferecer risco à saúde das crianças; 

v Integrar todos os seguimentos da comunidade escolar visando maior participação nas decisões coletivas, assumindo o papel de co-responsáveis no processo educativo; 

v Estimular participação da família na escola, conscientizando da importância para o desempenho escolar do aluno; 

v Revitalizar o parquinho para as crianças brincarem; 

v Arborizar a parte externa da escola para aulas ao ar livre e proporcionar sombra; 

v Construir uma horta comunitária, para garantir uma merenda de qualidade e incentivar a alimentação saudável; 

v Garantir um espaço adequado com mesa e cadeiras para todos os professores (sala dos professores); 

v Premiar os melhores alunos, com medalhas, certificados e prêmios educativos; 

v Promover atividades extraclasses (jogos, passeios, intercâmbio com outras escolas; 

v Oferecer de forma efetiva o apoio pedagógico para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem; 

v Implementar práticas pedagógicas que contemplem a independência, o crescimento e uma melhor qualidade de vida para os educandos, tornando-o protagonista; 

v Garantir um ensino de qualidade para os alunos; 

v Zelar pela permanência e segurança dos alunos na escola; 

v Reconhecer o trabalho desenvolvido pelos servidores de apoio, haja vista que fazem parte do processo educativo, e consequentemente, são também educadores; 

v Promover atividades culturais e esportivas permanentes (dança, teatro, música, capoeira); 

v Promover atividades recreativas monitoradas (pula corda, elástico, bambolê, amarelinha e etc... 

v Apoio permanente ao trabalho do professor (reprodução de material impresso, utilização de recurso didático e tecnológico); 

v Garantir periodicamente, a realização de planejamentos pedagógicos, acompanhamento da prática do professor; 

v Apoio na elaboração de estratégias, visando atender as especificidades dos alunos;. 

v Otimizar a utilização dos recursos financeiros, de forma transparente, com a participação efetiva da comunidade escolar; 

v Utilizar os recursos recebidos pela escola de acordo com as necessidades pedagógicas e administrativas, conforme legislação vigente; 

v Prestar contas para a comunidade escolar de todos os recursos financeiros recebidos pela escola; 

v Assegurar uma atuação mais efetiva do Conselho Escolar; 

v Revisar o Projeto Político Pedagógico – PPP, com a participação de toda comunidade escolar; 

v Reformular o Regimento Escolar, fundamentado na legislação vigente; 

v Criar um jornal/mural interativo, para ampliar a comunicação interna e promover a leitura; 

v Aplicar, na sua totalidade, todos os recursos financeiros recebidos, frisando a importância do planejamento e da gestão financeira, democrática e transparente para uma melhor qualidade de ensino; 

v Criar um jornal/mural interativo, para ampliar a comunicação interna e estimular a leitura. 

E potencializar aquelas que já fazem parte e que estão dando certo! 

Tarauacá – Acre, 01 de Dezembro de 2019. 

Postado por Raimundo Accioly

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