quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Por que Quarta-Feira de Cinzas?


A Quarta-Feira de Cinzas marca a abertura da Quaresma, período de 46 dias que antecede a comemoração da PáscoaA Quarta-Feira de Cinzas é entendida pela Igreja como o início de um período de devoção marcado por orações e jejuns, como parte da penitência que todo cristão deve realizar, segundo os princípios da Igreja Católica.

Simbologia da Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma e encerra o Carnaval, que é uma celebração muito famosa em diversas partes do mundo. O Carnaval é uma festa com origens pagãs e é muito conhecida como a celebração (ou festa) da carne. O Carnaval, ao longo da história, ficou marcado por ser um período de muitas festas, grande consumo de bebida e comida, além da zombaria.


Sendo assim, a Quaresma é exatamente uma contraposição a tudo o que representa o Carnaval. A Quaresma é o período de 46 dias que antecede a Páscoa, e, durante esse período, os cristãos, sobretudo os católicos mais dedicados, procuram manter um estilo de vida mais ascético. Sendo assim, para muitos, a Quaresma é um período marcado por caridade e penitência.

A Quarta-Feira de Cinzas abre esse período e nesse dia é realizada uma missa e após é realizada a cerimônia sacramental de imposição de cinzas sobre os fiéis. A respeito da imposição de cinzas, vamos esclarecer algumas dúvidas das pessoas.

O que significa a imposição de cinzas?

A imposição de cinzas simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.

Quando surgiu essa tradição?

A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI.

Qual a origem das cinzas?

As cinzas usadas na imposição são originárias dos ramos que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o sacramento, a autoridade religiosa faz uma cruz com as cinzas na testa da pessoa. Para isso, as cinzas são misturadas com água benta.

Quem impõe as cinzas?

A Igreja recomenda que o sacramento seja realizado por uma autoridade eclesiástica, isto é, um padre.

De onde veio essa prática?

Essa prática foi herdada pela Igreja Primitiva de práticas realizadas no Oriente Médio na Antiguidade. As cinzas eram jogadas sobre a cabeça da pessoa como sinal de arrependimento do fiel pelos seus pecados.

O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne.

Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.

Muitos consideram que o significado das cinzas é um lembrete para o homem, alegando que ele veio do pó e para o pó ele voltará.

Os cristãos ortodoxos não celebram a Quarta-Feira de Cinzas.


Por Daniel Neves
Graduado em História


Nenhum comentário: