terça-feira, 31 de março de 2020

Covid-19: "Muitas pessoas serão atingidas. A grande maioria não vai ter gravidade", diz Tião Viana, médico e ex-governador do Acre

Luciano Tavares – Blog da Hora 30 Março 2020

O médico infectologista Tião Viana, ex-governador do Acre, disse por meio de um vídeo nesta segunda-feira (30) que muitas pessoas serão atingidas pelo coronavírus, mas a grande maioria dos casos não terá gravidade.

Especialista e estudioso da Covid-19 desde o surgimento do vírus na China, Tião Viana alerta que os sintomas mais comuns em uma pessoa infectada são tosse e fadiga muscular. Em alguns casos há febre, porém quando ocorre cansaço e falta de ar a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o devido acompanhamento médico.

Ao Blog da Hora, do Notícias da Hora, Viana contou que fez "um estudo em um estudo de revisão de 1.500 casos na China" e lembrou que "separar sintomas e sinais nessa hora envolve muita coragem, mas é necessário. Pode ajudar muita gente".

"Nesse momento da pandemia do coronavírus uma contribuição que eu posso trazer como especialista é falar dessa hora, a hora em que a doença estará mais presente na nossa comunidade, a transmissão comunitária é mais frequente. Quais os sintomas, quais os sinais da doença nós temos que ter atenção para tomar a melhor atitude? Os sinais e sintomas mais importantes: a tosse e a fadiga muscular, são esses os mais relevantes. A febre está presente na maioria das vezes, mas nem sempre. E a coriza não é uma manifestação muito comum do coronavírus. Ela é rara. Esses são os sintomas que chamam a atenção."

Além de dar aula no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, Viana trabalha no setor de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Fundação Hospitalar do Acre, em Rio Branco.

Nenhum comentário: