quarta-feira, 11 de março de 2020

ECONOMIA: APOCALIPSE NA ECONOMIA MUNDIAL A CAMINHO. (ARTIGO)


CORONAVÍRUS se não for contido daqui a 90 dias, não é o fim, mas com certeza o início de uma situação insustentável para qualquer governo, que levará a economia globalizada ao caos, devido a estrangulação do mercado interno e internacional, já que os dois fatores mais importantes para o pleno equilíbrio da economia é a RENDA E O CONSUMO dos indivíduos, eles deixam de existir. 

De certa forma, os dois serão anestesiados, algo que já está ocorrendo na ITÁLIA, onde uma boa parte da população está confinada em suas próprias casas, ou seja, nem trabalha e nem compra nada, logo não haverá renda, não haverá produção e nem consumo. 

A partir desse comportamento de uma população refém do medo da morte, evitará ao máximo o seu contato com o seu semelhante para comprar ou vender alguma coisa. 

Faltará produtos para o consumo, originando nesse caso, uma grande inflação com a alta dos preços, a partir da grande demanda de alimentos e suprimentos para as necessidades primárias (estocagem) dos indivíduos confinados. E pela falta de trabalhadores nesse cenário, que ao invés de estarem produzindo estão também confinados. Automaticamente, a desvalorização das moedas com a perda do poder de compra, em efeito dominó, cairão os preços das ações nas bolsas de valores, a preços só comparados com a grande depressão de 29 dos ESTADOS UNIDOS, que levaram a estagnação do mercado internacional que diminuirá drasticamente a sua arrecadação de impostos, o que impactará as rendas dos governos. 

No Brasil não será diferente o que está ocorrendo na ITÁLIA, o retrato mais nítido do caos, pois não existe estrutura alguma de qualquer governo para barrar os efeitos nocivos do CORONAVÍRUS na economia, embora o governo brasileiro venha tentando transparecer que tudo está sob controle, mas a exemplo disso a ITÁLIA com muito mais estrutura do que o BRASIL não consegui evitar uma epidemia. 

Mas vem o outro lado da moeda, por coincidência essas viroses estão partindo da CHINA: A gripe aviária, a gripe suína e agora o Coronavírus. Não é algo de se estranhar? Pois o que se pode perceber alguma coisa estranha está acontecendo nos bastidores daquele país, e vem logo a pergunta: 

A quem e de que forma uma pandemia desse porte estaria beneficiando? 

A que tudo se parece, a grande beneficiada seria a CHINA, que compraria alimentos a preços baixos devido a desestruturação dos mercados, para alimentar quase dois bilhões de pessoas, que a preços normais lhe custaria uma cifra muito alta, embora também pagasse um preço muito alto. Esperamos que essa vacina chegue antes desse futuro tenebroso.

Escrito por
Professor Edson Menezes
Economista formado pela UFAC

Nenhum comentário: