sábado, 7 de março de 2020

Nove equipes da região Norte participam do Festival SESI de Robótica neste final de semana

Alunos do Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará competem na categoria FLL, que utiliza robôs feitos de peças LEGO, em São Paulo

Repórter Camila Costa
Data de publicação: 06 de Março de 2020, 08:59h

Nove equipes vão representar a região Norte no Festival SESI de Robótica, na categoria FIRST LEGO League (FLL), neste final de semana. Os times são formados por alunos com idades entre nove e 16 anos e disputam o título nacional no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Ao todo, são esperados cerca de 1.500 estudantes de todo o país. Entre os projetos classificados, estão uma manta impermeabilizante de garrafas pet para solucionar o problema das infiltrações em casas e prédios e uma proposta de revitalização de espaços públicos abandonados que utiliza materiais recicláveis. 

Preocupados com a situação de abandono de um espaço público do centro de Parintins (AM), os alunos do SESI, da equipe “LEGO Master”, desenvolveram uma planta e uma maquete da primeira praça sustentável do Norte do país. O projeto de revitalização inclui materiais como tintas ecológicas, sistema de energia solar fotovoltaica, bambu, mobiliário em madeira plástica e piso tátil para deficientes visuais. 

“Nossa ideia era fazer um projeto que não se resume a revitalizar essa praça. Além de oferecer qualidade de vida e lazer para os cidadãos da cidade, nós também queremos exemplificar que podemos fazer construções civis de maneira ecológica e eficiente”, explica o estudante Gabriel Romanini, de 14 anos, um dos idealizadores. 

“Nós vivemos no interior do Amazonas, no coração da floresta. É uma contradição nós vivermos em meio a toda essa natureza e a degradarmos diariamente”, completa o jovem.

Já os alunos do SESI de Ananindeua (PA) criaram uma manta impermeabilizante de garrafas pet para solucionar o problema das infiltrações em casas e prédios do município. Até a própria escola é afetada, o que foi o ponto de partida do projeto. Por ser uma área com alto volume de chuvas e alta umidade, casas e prédios de Ananindeua sofrem com isso. 

“O projeto da equipe envolve a confecção de uma manta impermeabilizante feita de garrafa pet, para ser colocada dentro da laje, entre o concreto, o que impede que a água passe”, explica o professor e técnico da “Born To Fight”, Izaias Pinheiro. 

A estudante e mentora da equipe Lívia Lima, de 14 anos, conta que, mesmo com os vários programas e sistemas que o SESI tinha para amenizar o problema da infiltração, as soluções eram apenas “paliativas”. “A nossa manta impermeabilizante atua no momento da construção da laje, da parede”, afirma. As garrafas pet utilizadas para a confecção da manta foram arrecadadas na própria escola, com o apoio de outras turmas. “Foi muito legal ver a participação das crianças e adolescentes nesse processo”, orgulha-se a jovem.

O Festival SESI de Robótica, que é o maior campeonato de robótica do Brasil, reunirá 100 equipes, formadas por estudantes de nove a 16 anos, na categoria FIRST LEGO League (FLL), que utiliza robôs feitos de peças da LEGO para enfrentar os desafios desta temporada. A ideia é promover disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, além da sala de aula. 


Camila Costa
Jornalista formada há 10 anos, foi repórter de política no Jornal Tribuna do Brasil, do Jornal Alô Brasília e do Jornal de Brasília. Por cinco anos esteve no Correio Braziliense, como repórter da editoria de Cidades. Foi repórter e coordenadora de redação na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Presidência da República. Recebeu, por duas vezes, o Prêmio PaulOOctavio de Jornalismo e, em 2014, o Prêmio Imprensa Embratel/Claro 15° Edição. Hoje, Camila é repórter da redação da Agência do Rádio.

Nenhum comentário: