terça-feira, 31 de março de 2020

Para estimular a economia, governo discute estratégias com associação comercial em Cruzeiro do Sul

O decreto governamental que suspende as atividades comerciais em todo o estado por 15 dias vence na próxima quarta-feira, 1º, e visando traçar estratégias que estimulem a economia local sem causar prejuízos ou danos à saúde, neste momento de pandemia global, o governador do Acre, Gladson Cameli, participou de uma reunião com a Associação Comercial de Cruzeiro do Sul para debater soluções a serem incluídas no próximo decreto, previsto para sair com algumas alterações assim que o atual perder a validade.

Entre as solicitações dos representantes da associação comercial estavam: carência para pagamentos de tributos estaduais, parcelamento de Imposto Cobrado sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), e remissão de tributos, parcelamento e adiantamento dos valores direcionados ao Estado dentro do Simples Nacional, adiamento dos prazos para entrega de obrigações fiscais e contábeis, suspensão do vencimento de todas as dívidas ativas e parcelamento de tributos estaduais, linhas de crédito diferenciadas para capital de giro e outras linhas de crédito para que o empresário local possa pagar seus funcionários.

O governador ouviu todos os pedidos atentamente e adiantou que todas as propostas serão analisadas e no próximo decreto haverá mudanças de forma a criar mecanismos que estimulem a economia e mantenham as pessoas empregadas.
Entre as solicitações dos representantes da associação comercial estavam a carência para pagamentos de tributos estaduais. Todos os pedidos serão analisados Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A partir do momento que abri esse debate, começamos a discutir a questão do ICMS e as dívidas que muitos comerciantes têm com o tesouro estadual e essas propostas serão todas analisadas. Não vou dizer que vamos aderir 100%, mas vamos criar mecanismos para que não seja demitido nenhum funcionário, manter os trabalhadores em seus postos de trabalho e manter a economia andando sem colocar em risco direto a proliferação de contágio da doença”, explicou Gladson Cameli.

O presidente da Associação Comercial, Luiz Cunha, agradeceu o empenho do governador em ouvir as solicitações dos empresários e acredita que a reunião foi produtiva, sendo decisiva com a publicação do novo decreto.

“A reunião foi produtiva, pudemos conversar, apresentar as demandas com medidas econômicas para aliviar o caixa das empresas nesse momento de crise, virada de mês, folha de pagamento pra fazer, impostos a recolher. Então, pedimos a compreensão do governador para que adote medidas de suporte para as empresas. Nos acolheu muito bem e sinalizou de forma positiva para o atendimento da maioria das sugestões que beneficiam as atividades comerciais, não só aqui em Cruzeiro do Sul, mas para o estado”, finalizou dizendo o presidente.

Nenhum comentário: