segunda-feira, 23 de março de 2020

TARAUACÁ: MUNICÍPIO INSTALA BARREIRA DE INSPEÇÃO SANITÁRIA NA BR 364 COMO MEDIDA DE COMBATE AO NOVO CORONA VIRUS

PLANO DE CONTENÇÃO - TARAUACÁ:

Assegurado pelo Decreto nº 5.465 do Estado do Acre e Decreto Municipal nº 19 de 20 de março de 2020, onde estão as recomendações para o combate ao COVID-19.

Plano:

Criação de uma equipe multidisciplinar com participação da Polícia Militar, bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Sec Saude Estadual e Municipal e voluntários;

Montar uma barreira permanente por um período de 10 dias no acesso ao município pela BR 364;

Coletar dados das pessoas, colocar em quarentena, monitorar, gerar dados, fazer visitas em residências de pessoas com suspeitas de infecção e outras providências.
Através da secretaria Municipal de saúde, em alerta a transmissão comunitária do coronavírus no estado do Acre, em virtude disso, o município de Tarauacá montou uma Barreira de Inspeção Sanitária na BR 364 sentido Rio Branco Tarauacá. 

A partir desta segundafeira, 23 de março, todos as pessoas que estiverem vindo para Tarauacá, irão ter que parar na inspeção, preencher um formulário de entrada no município, com todas as informações pessoais. Os que vêm de lugares onde ha casos confirmados terão  seus dados coletados. Serão colocados em quarentena por período de 14 dias, todos que vierem de onde tenha transmissão comunitária e serão monitorados diariamente.

Quem for residente de Tarauacá, ficará em quarentena em casa, quem não for, terá duas opções: 

1º. Cumprir os 14 dias de Quarentena na Escola 15 de Junho ou voltar para o local onde reside para cumprir a quarentena. Gerar dados e atualizar todos os dias as 18h. Caso, na inspeção apareça algum caso suspeito e se enquadre no manejo clínico da doença, essa suspeita será encaminhada para a UBS de referência da COVID-19, para as devidas providências. 

Os profissionais Saúde e segurança irão trabalhar em regime de escala, dia e noite. Irão monitorar e fazer visitas aos pacientes que entrem nos casos suspeitos, como medidas de prevenção, espera-se evitar o crescimento acelerado da transmissão e da propagação do coronavírus no no município.

Nenhum comentário: