sexta-feira, 10 de abril de 2020

Respirador falha e técnico faz respiração manual em paciente com COVID-19

João Renato Jácome, do Notícias da Hora 10 Abril 2020

O risco ficou ainda maior. Um aparelho respirador utilizado na UPA do 2º Distrito, em Rio Branco, unidade referência para pacientes com a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, não funcionou durante o atendimento emergência de um homem com suspeita de estar com a doença.

Em vídeo, bastante nervosa e revoltada, a profissional da enfermagem que atendia o paciente relata que o equipamento não funciona, e que desesperado com a falta de oxigênio, o paciente acabou arrancando o tubo do equipamento, já que não estava recebendo ar suficiente.

Com a situação, uma das profissionais precisou fazer o chamado “ambuzamento”, que é a técnica manual de entubação, onde o profissional pressiona por diversas vezes uma equipamento com as mãos, fazendo o processo de respiração do paciente.

A servidora, durante o vídeo, mostra o equipamento e relata a falta de habilidade para utilizá-lo, já, pela regra, quem deve manusear respiradores são os fisioterapeutas, e não médicos, enfermeiros ou técnicos em enfermagem.

“Estamos ambuzando o referido paciente porque o nosso querido respirador não funciona. Foi tentado várias vezes, e o paciente chegou até a arrancar o tubo, saiu da sedação. É angustiante”, alega a profissional.

Segundo a servidora da UPA do 2º Distrito, o procedimento manual era feito enquanto os médicos não liberavam, na Central de Regulação, “a vaga na UTI da Covid, já que esse paciente é positivo para o coronavírus”, e desabafa: “a gente se esforçando, e o povo barrando. Um colega teve que esperar 4 horas para remover um paciente”, comenta.”

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) tem conhecimento da denúncia e informou que se manifestará ainda nesta sexta-feira, dia 10.

Nenhum comentário: