domingo, 17 de maio de 2020

Entenda o que é o ativismo | Faça parte da mudança‎

O que é ativismo? / ativo + -ismo:

transformação da realidade por meio da ação prática.

O ativismo de hoje é fruto de distintas mobilizações populares com natureza política que aconteceram ao longo dos anos no mundo inteiro – desde as lutas do movimento operário do final do século XIX; a luta pelos direitos civis sediada em vários continentes; os movimentos antiguerra, antinuclear e pacifistas; o surgimento do próprio movimento ecológico e ambientalista, a partir das décadas de 70 e 80, como uma tentativa de salvar o Meio Ambiente; até as mais recentes greves entituladas “Fridays For Future” que representam uma jornada global da juventude contra os governos que insistem em não tomar medidas práticas frente às emergências climáticas.

Como ser um ativista?

SE INFORMANDO

Entenda a importância do ativismo, estude sua história, os conheça os casos de sucesso e as conquistas que os ativistas conseguiram em prol da sociedade. Quanto mais você souber, mais agrega para o movimento!

APOIANDO AÇÕES


Apoiar ações na sua comunidade, fazer parte de grupos de estudos, integrar grêmios estudantis, ocupar as ruas, mobilizar recursos para uma causa, organizar mutirões… o universo de atividades é imenso. Seja criativo! Seja ATIVISTA!

COMPARTILHANDO NOTÍCIAS

A desinformação espalha desconfiança, medo e mentiras. Mas quanto mais nos informamos lendo notícias de fontes confiáveis e compartilhando esse conhecimento, mais nosso ativismo ganha força e o medo se dissipa!

ASSINANDO MANIFESTOS

Acesse o abaixo-assinado contra os cinco PLs pró-caça que tramitam na Câmara dos Deputados e seja mais uma voz ativa na campanha #TodosContraACaça!

Porque ser um ativista?
O que diz a legislação?

ARTIGO 19 DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS

Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão; este direito inclui o de não ser incomodado por causa de suas opiniões, o de investigar e receber informações e opiniões, e o de difundi-las, sem limitação de fronteiras, por qualquer meio de expressão.

VAI PROTESTAR? CONFIRA O GUIA DO PROTESTOS.ORG!

ARTIGO 5° DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

ARTIGO 220 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

“Nós somos a mudança que buscamos para o mundo“,
Barack Obama.

O manifesto #AtivismoSim nasceu durante as campanhas eleitorais de 2018 como um convite a toda a sociedade civil para que apoiassem as 3 mil organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais nacionais e internacionais que repudiaram publicamente a afirmação feita por Jair Bolsonaro sobre acabar com o ativismo no Brasil. O manifesto ainda é válido.
fonte: goolge

Nenhum comentário: