sábado, 2 de maio de 2020

O combate à Covid, a pressão dos aliados e a indecisão de Gladson em definir seu candidato

Angélica Paiva, do Notícias da Hora 01 Mai 2020

Bocalom

O PSD continua firme na montagem da chapa Tião Bocalom ( PP), Marfiza Galvão ( PSD), para disputar a prefeitura da capital. Só falta o governador Gladson Cameli ( PP ) , decidir entre Bocalom, Ney Amorim ou José Bestene pelo Progressistas ou Socorro Néri ( PSB).

Mistério

Ninguém sabe se a mistura Gladson/ Socorro Néri é uma guinada dele à Esquerda ou dela à Direita. Ou simples convergência de interesses. Ou nenhuma das respostas acima- o namoro não vingou. De certo mesmo só o fato desse mistério estar ficando cansativo.

Apressado

O governo do estado nem aprovou a criação do Instituto de Gestão de Saúde do Acre mas já contratou uma empresa para gerenciar as unidades de saúde com dispensa de licitação por R$:15. 687 milhões.

Contratada

A Mediall Brasil, com sede em Goiânia foi contratada com verba do SUS para gerenciamento técnico-administrativo, fornecimento de recursos técnicos e humanos e de insumos e medicamentos para o funcionamento das unidades no combate ao coronavírus. A transação foi publicada no dia 22 de abril. Seis dias antes da discussão chegar à Assembleia Legislativa.

Obsessão

Nem Freud explica a obsessão do pessoal do governo por essas empresas do Centro- Oeste.

Recuo

O governo do estado foi obrigado a recuar da intenção de aprovar a criação do Instituto de Gestão de Saúde do Acre. Pelo menos por enquanto. A mobilização dos servidores e sindicalistas com o apoio do deputado Jenilson Lópes ( PSB), foi forte. O movimento simplifica a intenção do governo em uma palavra- terceirização.

Bizarro

Os artigos 19 e 20 do Projeto de Lei que cria esse Instituto são especialmente elucidativos.
Eles esclarecem que o Instituto funcionará com servidores cedidos pela Sesacre que continuarão a ser pagos pela Sesacre, mas que estarão sujeitos ao regime do Instituto, inclusive à sua carga horária diferenciada.

Esquisito

O Instituto entretanto, fica proibido de ceder funcionários até mesmo para o poder público. Em síntese, a intenção é passar os servidores públicos e hospitais para dentro do Instituto.

Incompreensível

Nem a oposição nem o movimento sindical entende a necessidade de criação de um Instituto para ser cedido a iniciativa privada que continuaria a ser bancado com dinheiro público. Que vantagem Maria leva?

Cobrança

Na sessão remota desta quarta-feira ( 29/04 ), os deputados cobraram ações emergenciais de combate ao coronavírus no interior do estado onde a pandemia se alastra. Eles aprovaram o decreto de calamidade exatamente para que o governo agilizasse o socorro à população, mas até agora nada além de sacolões e pedidos para que fiquem em casa.

Substituto

Para participar de uma conferência on line no lugar do governador Gladson Cameli ( PP), que dá claros sinais de esgotamento, o vice-governador Major Rocha teve que ser convocado às pressas.

...às pressas

A ligação pedindo para o vice representar o estado partiu do gabinete do governador. Passada a surpresa, o chefe da Casa Civil assumiu as rédeas. Nesta quarta-feira quem se reuniu com o empresariado foi ele.

Rei

O chefe da Casa Civil é chamado nos corredores e cantos escuros do Palácio de Rei Bamar. Tem gente aguardando com ansiedade o evento da queda da coroa só para ver se faz barulho ao quicar na cerâmica.

Bom dia secretário Allison Bestene. Vai resistir a mais um "Tchau querido"?

Nenhum comentário: