terça-feira, 19 de maio de 2020

TARAUACÁ: ENFERMEIRA CONTA DETALHES DE COMO CONTRAIU COVID - 19 EM PLENO TRABALHO


A enfermeira Hellen Maria Silva Neri, 25 anos, casada, lotada na Unidade Básica de Saúde "24 de Abril" do município de Tarauacá, testou positivo paraCovid - 19, na manhã desta segunda feira (18). 

Hellem contraiu o vírus em pleno exerecício da profissão e conta detalhes de como se deu a cotaminação. Conta, ainda, como é a sintomatologia e os cuidados que as pessoa devem ter para não contraírem o vírus.

Abaixo, o desabafo da enfermeira.

"No dia 5 de Maio foi meu último atendimento na unidade na qual eu trabalho. Nesse dia consegui o meu afastamento por pertencer ao grupo de risco. Nesse mesmo dia atendi as minhas gestantes como já é programado para toda terça. Na quinta comecei a apresentar leve dor de cabeça e ardor nos olhos. Nesse mesmo dia fiquei sabendo que minha paciente tinha testado positivo para COVID. Isso mesmo a que eu tinha atendido na terça. Em nenhum momento estou reclamando por ter atendido ela. Pelo contrário ela sabe que eu torço pela recuperação dela e sempre que podemos conversamos pelas redes sociais. 

Na sexta, sábado e domingo comecei apresentar muita moleza, fraqueza, cansaço e um pouco de tosse. No domingo resolvi procurar atendimento no hospital por apresentar um quadro que não era normal. Lá fizeram meu exame PCR e retornei para casa. No final da tarde aumentou os sintomas e comecei a utilizar azitromicina. Na segunda apresentei febre. Na sexta quando completou 9 dias de sintomas resolvi procurar a unidade de referência e consegui realizar meu teste rápido que no presente momento deu negativo. Então segui pra casa e mantive repouso pq no momento achei que estava tendo crise no meu pulmão! Afinal, tenho problemas respiratórios. Continuei com sintomas durante o final de semana. 

Hoje pela manhã sobe orientação de repetir meu exame, retornei a unidade na qual realizei meu exame. Infelizmente testei positivo para o maldito COVID. Meu esposo, médico Genilson Silva realizou o mesmo exame que eu e testou NEGATIVO. Hoje, só peço proteção para todas nós. Não é gripe. Ah! se fosse realmente uma gripe! Os sintomas variam muito. Cada organismo vai agir de uma forma diferente. Uns leves, já outros moderados ou graves. Porém, não confiem! Não queiram experimentar esses sintomas na pele para vê que o negócio é realmente sério. 

Se puder fique em casa. Não coloque as pessoas que vocês amam em risco. Lembrem -se que as pessoas que estão na linha de frente também é o amor de alguém. E, se sair, use a máscara e ao chegar retire tudo e tome um belo banho sempre atentado aos cuidados com os manuseio das próprias roupas e máscara! O inimigo é invisível! Que tudo isso acabe logo! 

Que todos os contaminados se recuperem! E nesse momento tenha mais empatia pelas pessoas. Não seja egoísta e nem preconceituoso. Esse é o verdadeiro momento que tantos falam de EMPATIA. Esse é o momento de empatia pelo teu próximo! E vai ficar tudo bem.

Que Deus proteja cada um de vocês"!

Hellen Nery

Nenhum comentário: