quarta-feira, 27 de maio de 2020

TARAUACÁ: HOSPITAL SANSÃO GOMES RECEBE 5 CÁPSULAS VANESSA E 1 RESPIRADOR PARA ALA COVID


Hospital Dr. Sansão Gomes de Tarauacá foi contemplado hoje com a instalação de 5 "Cápsulas Vanessa" e 1 respirador para atentedimento de pacientes infectados pelo Covid-19, no município. 


De acordo com a gestora do órgão Psicóloga Laura Pontes, os profissionais de saúde acomodaram os pacientes internados na Ala Covid, nesta quarta feira, 27 de maio, numa espécie de inauguração simbólica. "Antes de acomodarmos os pacientes, recebemos a bênção do Padre Sylvestre. Já temos 1 paciente sendo estabilizado pela cápsula e recebendo todos os atendimentos necessários", disse.

Cápsula Vanessa:

Médicos do Amazonas inventaram um equipamento que diminui a necessidade da intubação dos pacientes com coronavírus. Como resultado, e para homenagear a primeira curada com o uso da ferramenta, deram-lhe o nome de “Cápsula Vanessa”. Trata-se de uma cápsula de ventilação que também ajuda a proteger os profissionais da saúde de contaminação. Batizada de Vanessa, a cápsula de ventilação é parecida como uma tenda. De acordo com seu uso até o momento, tem ajudado no tratamento de pacientes com coronavírus. A cabine possui um compressor de ar, conhecido como bipap, que substitui o respirador mecânico. Com isso, o custo de produção chega a ser dez vezes mais barato. De acordo com a equipe médica que desenvolveu o projeto, os pacientes são tratados, em média, por cinco dias. Esse tempo se contrapõe aos 15 dias da média nacional.

O equipamento é resultado de uma doação da Samel, instituto Transire, através da Sesacre e governo do estado do Acre.

Nenhum comentário: