quinta-feira, 25 de junho de 2020

Aluna cruzeirense fica entre os dez melhores em simulado da Olimpíada Brasileira de Matemática


Para muitos alunos o terror em sala de aula, a Matemática parece não assustar os estudantes da Escola de Ensino Fundamental I e II São José, em Cruzeiro do Sul. Uma das provas disso é que nesta quarta-feira, 24, foi realizado o 1º Simulado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2020, e Maria Victória da Costa, aluna do 8º ano do estabelecimento, conquistou a nona posição no “top 10” (os dez mais) de todo o Brasil.

O simulado contou com 1.235 participantes do nível 1 (anos iniciais do fundamental), nível 2 (anos finais do fundamental) e nível 3 (ensino médio) de todas as federações brasileiras. No nível 2, o de Maria Victória, foram 467 inscritos, sendo ela dos destaques na competição voltada às Ciências Exatas.

Projetar um aluno entre os dez melhores numa avaliação desse alcance, no entanto, não é a primeira conquista da escola na Olimpíada. Os alunos Escola São José acumulam medalhas e menções honrosas todos os anos. E na edição de 2019, Samuel da Silva foi o único do estado a conquistar a medalha de ouro.

O professor da disciplina na escola, Ualisson Negreiros, é especialista nas Metodologias do Ensino da Matemática e traz uma longa experiência com os métodos e questões da Obmep,desde antes de ingressar no ensino público, em 2017. Ele contou que trabalhava com alunos aprovados na 1ª fase (questões de múltipla escolha) da Olimpíada. Seu trabalho consistia em preparar os alunos para a 2º fase com questões de raciocínio lógico, interpretação e a descrição da forma como chegou ao resultado.

Segundo o professor, um dos objetivos fundamentais da Obmep é contribuir com a integração das escolas públicas e com as pesquisas, além de promover a inclusão social, por meio da difusão do conhecimento. Desde 2017, o professor foi convidado e começou a fazer parte do Programa “Obmep na Escola”, voltado para os professores de matemática das unidades públicas de ensino, que estimula as atividades extraclasse, com materiais da própria organização, como provas e banco de questões. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver esse trabalho em suas escolas.

Inserido no programa por ser professor premiado duas vezes na Olimpíada, Ualisson não hesitou em desenvolver o programa na Escola São José. Com a pandemia, causada pela Covid-19, ele teve que mudar seus métodos nas atividades remotas e se reinventar, criando um canal no YouTube com videoaulas, além de audioaulas para os pais e alunos.

“Ter conseguido ficar entre os dez melhores do Brasil no 1º Simulado da Obmep é motivo de orgulho para todos nós. É uma conquista nossa, do governo do Estado, da Secretaria de Educação, da equipe gestora, professores e alunos, que não medem esforços para levar o nosso sucesso para todo o Brasil. Fazer parte dessa conquista é muito gratificante”, ponderou.


Sem esconder o orgulho, a diretora da escola, Rosa Mônica SOBRENOME, celebra a conquista. “Recebemos a notícia com muita alegria. Mediante tantas coisas ruins que o mundo está passando, de isolamento social, de ensino remoto, que não é fácil para nossos professores e alunos, fomos muito bem em nível nacional. Apesar de o convite ter sido de última hora, o Ualisson, a coordenadora de ensino e demais docentes da área buscaram incentivar os alunos a participar. Nem todos tiveram acesso à internet e alguns ficaram de fora, mas o resultado veio, mostrando todo o esforço dos que puderam participar”.

Acrescentou ainda: “Temos alunos bastante motivados, isso é o resultado de toda uma equipe que trabalha preocupada com o próximo, com empatia com os alunos que estão em casa, precisando ser atendidos pedagógica e emocionalmente. Não é um resultado oficial, é uma preparação, mas é motivo de festejar”, avaliou a diretora.

A coordenadora do Núcleo de Educação da SEE em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, frisou que a Obmep é uma porta para que os alunos consigam novas oportunidades e destacou que a emoção é incomparável a cada resultado positivo conquistado em nível local, estadual e nacional pelos alunos cruzeirenses. “A Escola São José, assim como muitas outras em nosso município, é um celeiro de medalhistas e menções honrosas. Estamos todos cheios de orgulho, e tenho certeza de que muitos estudantes já olham a Matemática com mais carinho e dedicação, por conta de exemplos como esse”, comentou.

O próximo simulado será realizado no dia 8 de agosto. A Obmep disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos há videoaulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes. As escolas inscritas podem acessar o site www.obmep.org.br › simulados.

Fonte: Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: