terça-feira, 23 de junho de 2020

Gladson Cameli anuncia que não reabrirá comércio a partir desta terça-feira, 23


O governo do Acre apresentou na tarde desta segunda-feira, 22, o projeto que pretende possibilitar a retomada das atividades comerciais no Estado, chamado de “Pacto Acre sem Covid”. Mas ao contrário das especulações de reabertura do comércio, o governador Gladson Cameli deixou claro que o decreto de isolamento social não será encerrado nesta terça-feira, 23.

O plano define que, a partir de agora, as prefeituras terão de fiscalizar o cumprimento do decreto de isolamento social.

“As autoridades municipais vão ter que começar a agir. Determinar o que fica aberto ou fechado, de acordo com a sua realidade. Não adianta mais a palavra flexibilizar. Vamos entrar nas regras. Jamais vou mudar meus posicionamentos. A pandemia veio para que cada um saiba qual a sua obrigação e a população têm que saber que tudo que é do Estado é dela, se o Estado quebrar, quase um milhão de pessoas serão prejudicadas”.

O plano prevê a manutenção da saúde da sociedade e economia dentro das regras estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo Cameli, com a abertura de leitos e UTIs em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a resposta do sistema público de saúde foi positiva. Mas ele afirma que o estado continua com uma taxa de crescimentos de casos considerável.

A nova metodologia usada a partir de agora será a de respostas mais estruturadas com apoio de todos os poderes públicos. Para a retomada do comércio e atividades, serão estudadas evidências científicas que consideram níveis de classificação de risco.

Nenhum comentário: