segunda-feira, 13 de julho de 2020

Dos quase R$ 100 milhões para a Covid-19 no Acre, quase R$ 5 milhões foram para comprar álcool, revela CGU


Da redação do Notícias da Hora 13 Julho 2020

Dados apresentados pela Controladoria Geral da União (CGU), contido no Painel Gerencial “Contratações Relacionadas à Covid-19”, apontam que o Acre gastou R$ 98.186.556,15 para adquirir 22.743.930 itens que vão desde máscaras, respiradores, testes rápidos, álcool gel.

Para se ter uma ideia, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) gastou mais com a compra de álcool que na aquisição de respiradores. De acordo com a CGU, foram adquiridos apenas 9 respiradores ao valor total de R$ 1.066.000,00. Enquanto a compra de álcool ficou em R$ 4.813.348,70 para adquirir 210.876 unidades. Neste item, o Acre ficou apenas atrás de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas, que tem populações incomparavelmente superiores a nossa.

Ainda de acordo com o levantamento feito pela CGU, a Sesacre adquiriu 705 camas hospitalares, ao preço final de R$ 4.120,382,00. Pernambuco, São Paulo e Ceará foram os três que mais compraram este item. O Acre vem logo em quarto.

Com uma testagem baixa da população, o Acre adquiriu apenas 4 mil testes de PCR, ao valor final de R$ 1.020.000,00. Outros tipos de testes também foram adquiridos, totalizando 11 mil itens, ao valor de R$ 1.490.000,00. Ou seja não chegou a R$ 3 milhões o investimento em testes.

O Acre não adquiriu nenhum respirador de transporte, segundo o painel da CGU. Mas, adquiriu 16 eletrocardiógrafos ao preço total de R$ 222.224,00. Além disso, foram comprados 19 desfibriladores. O total da compra fechou em R$ 341.510,00.

O que diz a CGU sobre o painel

O painel também poderá ser utilizado por órgãos de defesa e de controle para possíveis trabalhos de apuração de irregularidades ou para ações de investigação em andamento. Além disso, a ferramenta também reforça as medidas de transparência disponíveis para que a população possa exercer o controle social e contribuir para o bom uso dos recursos públicos.

A ferramenta está disponível na internet e é de livre acesso. As informações são alimentadas a partir de levantamento realizado em publicações da imprensa oficial (Diário Oficial da União e dos estados e municípios), além de dados dos Portais de Transparência mantidos por cada ente federativo.

As informações foram coletadas de dados divulgados a partir de 15 de abril de 2020, em relação a contratações conduzidas pelos governos estaduais dos 26 estados, Distrito Federal, capitais e municípios com população superior a 500 mil habitantes. Também foram coletados dados em outros 200 municípios, de 14 estados, a partir da capacidade operacional das equipes regionais da CGU e parcerias firmadas, em especial com demais controladorias. A última atualização foi dia 26 de junho.

A CGU diz, ainda, que “é possível, por exemplo, que algum contrato indicado no painel tenha sido cancelado ou suspenso pelo gestor, e o valor, portanto, não tenha sido aplicado nas respectivas aquisições indicadas na contratação”.

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