sexta-feira, 10 de julho de 2020

Os desafios dos professores nos últimos meses

Aline da Fundação Lemann <professores@fundacaolemann.org.br>

Para: Você

Olá, como você está? Esperamos que você esteja bem!

Você tem conseguido se conectar com seus alunos além do momento das aulas virtuais? E com os demais professores? Como tem sido para você manter o contato com seus pares?

Esses momentos de conexões são essenciais para uma checagem emocional, uma troca de experiências, uma retomada da humanidade intrínseca ao exercício docente. E, acima de tudo, melhora a saúde mental, porque permite que você, prof, não se sinta sozinho. E você não está. 😊

A pandemia está trazendo consequências muito complexas para a Educação, e sabemos que algumas delas serão desafios a longo prazo, porque suas ramificações atingem muitas áreas do setor. Se você se enxerga como parte central disso, esperamos que você consiga também enxergar que você é central também nas soluções, porque a Educação só é possível com você no coração dela. 

Fique calmo, pois há muitos profs com você 💙

A nossa parceira Nova Escola conta sobre esse contexto compartilhado entre professores na pesquisa A Situação dos Professores na Pandemia. Segundo o documento, 66% dos entrevistados já tiveram algum afastamento por motivo de saúde durante a pandemia.

Para além de mapear as experiências com as atividades pedagógicas não-presenciais, os recursos disponíveis e o engajamento com estudantes e familiares, o levantamento também mostra as expectativas compartilhadas para o futuro.


O Instituto Península também liberou a segunda etapa de sua pesquisa Sentimento e Percepção dos Professores. O que é legal nesta etapa é ver o que foi colocado em prática, as melhorias alcançadas ao longo do isolamento e as ideias e dicas que vêm com esses aprendizados.


Sabe quem mais tá do seu lado? Sim, eles mesmos 👩🏽‍🎓👨🏼‍🎓

O contexto em que cada um de nós está inserido pode ser diferente, mas temos o mesmo objetivo final que é chegar ao aluno. Então é bom se reconectar a eles pensando nos sonhos que eles têm e quais os possíveis caminhos para chegar até eles. A Fundação Roberto Marinho ouviu 1500 jovens das classes C, D e E na pesquisa Juventudes, Educação e Projeto de Vida para falar sobre isso.

O mapeamento demonstra a realidade do acesso à educação durante o isolamento social, os obstáculos à aprendizagem e a importância da conexão humana com a rede de apoio de familiares e profs.


Eles também fez um levantamento dos impactos da COVID-19 na economia, educação e saúde mental dos jovens. Ainda que alguns dos dados ali presentes sejam duros e tristes (o documento aponta que 30% dos entrevistados disseram cogitar abandonar os estudos, por exemplo), há também um chamado importante para essa busca por conexão humana e apoio. Precisamos seguir contando uns com os outros sem deixar ninguém para trás.


O que ao mundo tem falado sobre Educação Inclusiva? 🤔

A realidade da educação brasileira está longe de ser parecida com a europeia, mas como muitos países por lá já fizeram a retomada das aulas presenciais, é legal conhecer as boas práticas aplicadas por lá quando o assunto é educação inclusiva.

O Instituto Rodrigo Mendes fez esse trabalho de compilar experiências de 23 países e organismos internacionais em Protocolos Sobre Educação Inclusiva Durante a Pandemia da COVI-19


Com isso, nosso objetivo é trazer informações que possam ajudar você a se conectar a outras experiências e ter chance de escolha, de como agir, e usar a criatividade para aquilo que fará sentido para você.

Não cansamos de dizer, prof, que você é o centro e o coração da Educação. Somos aqui uma rede estendida de apoio.

Um abraço,
Aline

Nenhum comentário: