sábado, 18 de julho de 2020

TARAUACÁ: PROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA FALA SOBRE A SÍDROME PÓS COVID.


Ursula Prado, profissional da fisioterapia em Tarauacá, esteve nos estudios da Rádio Rádio Comunitária Nova Era FM, na manhã desta sexta feira, 17 de julho, para chamar a atenção da pessoas sobre a Síndrome Pós Covid. 

No rádio, ela falou dos estudos recentes sobre os efeitos que o novo coronavírus causa no organizsmo.
O texto abaixo enviado por ela ao blog é bem esclarecedor: 

Leiam  

A cada dia descobrimos mais sobre os efeitos que o novo coronavírus causa ao organismo humano. 

Como já descrito, a duração média dos sintomas gira em torno de 14 a 21 dias, porém muitos pacientes relatam a presença de sintomas por períodos mais prolongados e tal observação ganhou força e estudos recentes revelam que os sintomas como dor de cabeça, dor muscular, dor torácica / dor no peito que leva a falta de ar, fraqueza muscular e a fadiga que não melhora com o repouso, podem persistir de 2 a 6 meses. 

Segundo um estudo Italiano a presença de Fadiga foi o sintoma mais frequentemente observado, atingindo mais da metade da população estudada (53,1%), sendo seguida de dispneia (43,4%), dor articular (27,3%) e dor torácica (21,7%).

A síndrome é uma condição debilitante e afeta tanto a parte física como mental do indivíduo. 

Os cuidados envolvem em tratar as comorbidades existentes, praticar atividade física - importante que se inicie de maneira lenta e gradual - Procurar ajuda médica para terapia medicamentosa, assim como muitas vezes necessário acompanhamento com psicólogo. “Ainda não sabemos por que isso acontece nem quem está mais suscetível, mas já constatamos que a Síndrome Pós-Covid-19 pode ser combatida com acompanhamento médico e tratamento individual com reabilitação e técnicas para alívio da dor, com o uso de medicamentos e procedimentos como fisioterapia.” Assim descreve Dr Marcus Yu médico especialista em dor, acupuntura e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário: