terça-feira, 25 de agosto de 2020


Esta briga que saiu do debate político para o campo de agressões pessoais entre a deputada federal Mara Rocha (PSDB) e o governador Gladson Cameli é uma pendenga da qual não sairá um vencedor. Ninguém ganha absolutamente nada. Não adianta ficar açulando. Pelo contrário, ambos perderão. Até porque a troca de acusações vem se dando em meio a uma linguagem destemperada para os cargos que ocupam. Tenho acompanhado as redes sociais e as reações são negativas. E muito negativas!

As relações políticas, quando chegam ao nível de esgarçamento a que chegaram neste confronto, ficam sem volta. A Mara e o Gladson, por bom tempo, vez por outra, andam trocando farpa. Já virou novela de gosto duvidoso, e de previsão de final nada feliz.

Aliança política é como casamento conflituoso, quando não dá certo é melhor ir cada um para o seu lado.

Se o Gladson Cameli tiver lido a obra de Nicolau Maquiavel, “O príncipe,” e se não leu precisa ler, deveria ter aplicado um de seus principais ensinamentos políticos; de que, quem está no poder deve tomar as medidas mais duras de uma vez.

Não era para ter deixado esta briga chegar ao estágio que chegou.

No primeiro confronto sério com a Mara, o Gladson como governador deveria ter apartado a farinha, tirava seu grupo do governo, cada um iria para o seu lado e não se teria hoje esta ladainha.

Alianças políticas não são eternas. Aliás, eternos só os diamantes!

Quanto mais postergar esta medida vai prolongar o desgaste que atinge diretamente ambos. Mente quem disser que este tipo de briga favorece ao governador na opinião pública. Ninguém pense que um será mais prejudicado que o outro, e a continuar a briga vão protagonizar o abraço dos afogados, indo juntos para o fundo.

E esta Ópera-bufa da política só vai acabar quando cada um for tomar o seu rumo, encerrando com a participação da parlamentar no governo.

O que também não será o fim da carreira da Mara. É carismática.

A não ser que o governador Gladson seja masoquista e goste de ficar sofrendo um desgaste desnecessário, ele tem que pôr um fim neste episódio. Sem mais delongas.

fonte: blog do crica

Nenhum comentário: