quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Política x politicagem


Política: Segundo o filósofo Grego Aristóteles, a política é a ciência que por objetivo a felicidade humana e divide se em ética ( que se preocupa com a felicidade individual do homem na cidade _ estado ou polis), é na política propriamente dita ( que se preocupa com a felicidade coletiva). A política situa se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimentos como meio para ação. Fonte:Brasil escola.uol.com.br.

Politicagem; Tem por objetivo satisfazer interesses pessoais, definida pela troca de favores particulares em benefício próprio. Fonte: www.dicio.com br. 

Baseado nas definições acima expostas faça um paralelo com a realidade em nosso município, logo, chegaremos à conclusão de que na história política de nossa cidade, temos visto o exercício bem claro da politicagem ao invés da poética. Julgo que quase não vi ou por que não dizer que ainda não vi nenhum dos mandatários atual ou passado exercendo a política de fato é de direito, muitos tem se colocado como defensores do povo, enganadores, ( maquiaveis), chega de projetos políticos pra grupos de amigos e familiares. Todos por uma Tarauacá sem politicagem é com mais, bem mais, política de fato é de direito. Ricardo Lima. 

Em breve falaremos sobre Estado e Poder, aguarde.

Nenhum comentário: