sexta-feira, 21 de agosto de 2020

TARAUACA: PRESIDENTE DO SINTEAC EURICO PAZ COBRA COMPROMISSOS DO GOVERNO COM SERVIDORES DA EUCAÇÃO


Esteve na manhã desta quinta-feira (19), na cidade de Tarauacá, o secretário de educação do estado professor Mauro Sérgio, juntamente com sua equipe, acompanhado da prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino. 

Na oportunidade o secretário realizou uma visita nas principais escolas da rede estadual e, posteriormente, teve uma reunião com todos os gestores escolares e equipe gestora das escolas. 

O secretário anunciou investimentos na educação estadual como informatização das escolas urbanas e rurais, ligação em rede de internet, falou sobre o possível ou não retorno das aulas, entregou equipamentos de informática e mobiliários as escolas. 

Os representantes do Sinteac de Tarauacá professores Eurico Paz e João Maciel aproveitaram para cobrar do gestor que sejam cumpridas as pautas da categoria que estão sendo pleiteadas junto a SEE, como Auxílio Alimentação, pagamento da VDP 2018 e 2019, pagamento das gratificações dos professores que trabalham com alunos especiais, pagamento da dobra de quem está trabalhando on line, ver uma espécie de ajuda aos professores temporários que durante esse período de pandemia ficaram sem nenhuma renda e que não podem acessar o auxílio emergencial por ter ultrapassado o limite quanto a declaração do Imposto de Renda.

Além das pautas mencionadas o presidente do Sinteac agradeceu a prefeita, o governador e o secretário pela atuação nesse período de pandemia, obedecendo os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. 

“Mesmo o governo federal trabalhando para acabar com o FUNDEB, remanejando recursos da educação para a defesa, tanto o governador quanto a prefeita mantiveram os compromissos com os trabalhadores em educação. Enquanto outros estados estão demitindo professores do quadro permanente, o governo do estado está convocando professores do último concurso”. 

O secretário disse que já vem acompanhando as discussões com o sindicato já a algum tempo, o que emperrou algumas coisas foi o período de pandemia, e que mesmo o governo federal prometendo que vai de certo modo, cobrir as percas de arrecadação de FPM dos estados e municípios, não podemos contar 100%, e que as dificuldades estão sendo inúmeras, o que não podemos é de forma nenhuma atrasar salários, quanto ao pagamento da VDP, já existe um levantamento de valores e que acredita ser feito em duas parcelas uma para o mês de setembro e outubro se não houver mudanças, e caso não haja diminuição das receitas iremos sim pagar o auxílio alimentação conforme conversado com representantes do sindicato. 

Como sugestão ficou para o secretário avaliar sobre a formação de uma comissão de discussão de reformulação do PCCR, bem como a realização de uma reunião com membros e representantes da categoria, para detalhar melhor essas pautas e ver o que é possível atender nesse momento.

(Assessoria - Sinteac)

Nenhum comentário: