quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Alércio Dias morre no Hospital Santa Juliana em Rio Branco


Morreu na manhã desta quinta-feira, 3, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, o ex deputado e pecuarista, Alércio Dias. Os familiares autorizaram o desligamento dos aparelhos que mantinham o pecuarista vivo numa UTI. O governador Gladson Cameli vai decretar luto oficial no estado.

Alércio faleceu em decorrência de complicações de uma necrose no intestino. Seu corpo será velado no Hall da Assembléia Legislativa. Já o sepultamento será em Santa Catarina, estado Natal do ex deputado.

Filho de Feliciano Galdino Dias e de Maria Gonçalves Dias, Alércio era advogado de formação, com Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1974. Assumiu a presidência da Companhia de Eletricidade do Acre no governo de Joaquim Falcão Macedo (1979-1983) e foi também presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (1981-1982).

Foi eleito deputado federal pelo PDS do Acre em 1982. Derrotado na disputa pela prefeitura de Rio Branco em 1988 e suplente de deputado federal em 1990, foi eleito deputado estadual pelo PFL em 1994 afastando-se do mandato para ocupar a Secretaria de Educação no governo Orleir Cameli.

Candidato a governador do Acre em 1998, foi impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral acusado de cometer “irregularidades insanáveis” em sua gestão como secretário segundo o Tribunal de Contas do Estado, mas sua candidatura foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Nas eleições de outubro foi derrotado por Jorge Viana ainda em primeiro turno.

Nenhum comentário: