quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Dinheiro doado pelo Avancard não aparece em Portal da Transparência e gera confusão

Por Marcos Venicios - veniciosferreira@gmail.com

Após a troca de farpas entre o governador Gladson Cameli e o vice-governador Major Rocha por conta do cartão Avancard, o tema dominou o debate na sessão virtual da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 6. O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse no pequeno expediente que há uma crise política dentro do Palácio Rio Branco, entre o governador e o vice. Ele tratou do tema apontando o cartão Avancard como vilão da crise entre a dupla.

O parlamentar comunista apresentou uma cronologia de acontecimentos que resultaram no advento do “cartão da discórdia”, desde o percentual acertado em lei específica aprovada na Aleac, a regulamentação onde surge o chamado de ´contrabando jurídico´ com a inserção, em artigo, que concedeu a mais 15% para o cartão até os informes prestados pelo secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, e representante das empresas que gerenciam a margem de consignados e o Avancard.

Edvaldo fez um print do portal de transparência do Fundo de Desenvolvimento do Servidor e da Escola do Servidor mostrando que não há saldo, contrariando a declaração de Brandão que a Fênix repassaria R$ 100 mil ao mês a partir de agosto, dinheiro que será aplicado na formação do servidor público.

“O governo contratou a Fênix de forma direta e ela não depositou nenhum real e pegou os dados do servidores e os contrabandeou para o cartão Avancard”, disse. “Estamos diante de um escândalo”, completou.

Ao tomar conhecimento da acusação de Edvaldo, o secretário de Planejamento enviou ao deputado um extrato com depósito de R$ 200 mil relativos ao cumprimento do acordo entre governo do Estado e Fênix Soft, porém o dinheiro ainda não consta no portal de transparência do Estado.
ac24horas.com

Nenhum comentário: