quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Último dia de 2020 será com chuvas intensas, alerta Friale

 Último dia de 2020 será com chuvas intensas, alerta Friale

O último dia de 2020 será com intensas chuvas, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale.

A principal causa de tanta chuva é a incursão maciça de intensos pulsos úmidos, vindos do oceano Atlântico, provocada pela baixa pressão atmosférica localizada na região do vale do Juruá.

"Na capital do Acre e nos demais municípios do leste e do sul do estado, as chuvas intensas, poderão começar após as 22h desta quarta-feira (30) e se prolongar até as primeiras horas da tarde de quinta-feira (31)", alerta.

Entretanto, no Distrito Federal, em Goiás e na maior parte de Mato Grosso, o calor, com chuvas passageiras e pontuais, vai predominar até o fim deste ano, com baixa probabilidade de temporais.

Alerta para ocorrência de transtornos à população

Devido às chuvas intensas que ocorrerão no ultimo dia do ano, Friale alerta para a alta probabilidade de transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra, em áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, do noroeste de Mato Grosso, no norte da Bolívia e da região de selva do Peru.

"As capitais, Rio Branco e Porto Velho, estão incluídas nas áreas de mau tempo deste fim de ano. Assim, é importantíssimo que a população e as autoridades fiquem muito atentas, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos", diz.

Nível do rio Acre, em Rio Branco, subirá muito nos próximos dias

Os níveis dos rios acreanos estão subindo rapidamente devido às intensas chuvas dos últimos dias.

Em Rio Branco, o nível do rio Acre atingiu, no último fim de semana, a marca de 8,4m, porém baixou para 7,4m, na medição das 11h desta terça-feira(29). No entanto, seu nível voltará a subir rapidamente a partir da noite desta terça-feira, devendo passar de 10,5m até o fim desta semana.

Enorme quantidade de troncos e galhos de árvores (balseiros) estão descendo pelo rio Acre. Assim, nos próximos dias, as colunas das pontes da capital do Acre deverão ficar tomadas por tais balseiros.

 Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, já atingiu a cota de alerta

 Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá, por volta das 11h desta terça-feira (29/12/2020), já havia atingido a cota de 12m e continuava subindo lentamente.

Nos próximo dias, poderão ocorrer inundações em cidades situadas às margens do rio Juruá, tendo em vista as chuvas intensas até o fim deste ano.

Nenhum comentário: