sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Posses de prefeita, vice e vereadores de Tarauacá terão até ato em praça pública



João Renato Jácome, do Notícias da Hora 31 Dezembro 2020

A pandemia do coronavírus foi deixada de lado em Tarauacá, no interior do Acre. A cidade, que passa por uma cheia repentina do rio que dá nome à cidade, vai realizar as posses dos vereadores, da prefeita Maria Lucinéia (PDT) e do vice dela, de forma presencial e até com ato em praça pública.

A divulgação dos atos está sendo feita nas redes sociais. A Câmara Municipal de Tarauacá, por exemplo, emitiu um convite para chamar a população a acompanhar a posse dos parlamentares. Após isso, todos seguirão à Praça Central da cidade, onde um palco receberá a posse da prefeita.

A decisão a equipe da Prefeitura de Tarauacá contraria totalmente a resolução do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, quando à posse de prefeitos e vereadores no estado, em razão do período da pandemia da Covid-19. O documento proíbe que eventos do tipo sejam realizados com a presença de público espectador.

“Os eventos oficiais de posse dos candidatos eleitos no pleito eleitoral de 2020 (prefeito, vice-prefeito, vereador) ocorrerão sem público presencial. Parágrafo único. Ficam vedadas, em espaços públicos e privados, festividades e quaisquer outros eventos comemorativos que acarretem aglomerações de pessoas decorrentes dos atos de posse”, diz a normativa publicada no dia 21 de dezembro.

A reportagem não conseguiu contato com a equipe da prefeitura, responsável pela organização do evento. Com a Câmara Municipal, a reportagem também não conseguiu contato com a Presidência da Mesa Diretora do Poder Legislativo, para explicar o porquê das posses serem realizadas de forma presencial.

Nenhum comentário: