terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Em carta, Gladson e outros oito governadores pedem habilitação de novos leitos do SUS após explosão da covid-19



Luciano Tavares, do Notícias da Hora 08 Fevereiro 2021

O governador do Acre, Gladson Cameli, e os chefes de outros nove Estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal pediram ao Governo Federal por meio de carta aberta a retomada da habilitação de leitos do SUS na região em meio à nova disparada da pandemia de covid-19.

"Enfatizamos que, neste momento, é vital a retomada da habilitação de leitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia", diz o texto intitulado "Carta da Amazônia à Nação Brasileira".

Além de Cameli assinam a carta o governador do Maranhão, Flávio Dino (presidente do consórcio); Waldez Góes (AP), Wilson Lima (AM), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO), Antônio Denarium (RR) e Mauro Carlesse (TO).

Os governadores pedem ainda a renovação do auxílio emergencial para este ano, além dos leitos de UTI.

"Do mesmo modo, temos a expectativa de que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias."

Nenhum comentário: