sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AJUDA FAMILIAS ATINGIDAS PELA ENCHENTE EM TARAUACÁ



Ao longo dos últimos dias, Tarauacá enfrentou um episódio um tanto fatídico, decorrente da enchente dos rios, além do transbordamento dos igarapés, que atingiram mais de 28 mil moradores. De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 90% do município foi acometido pela enchente.

Esses moradores foram levados para abrigos improvisados nas diversas escolas que o município dispõe. Em meio a esse cenário caótico, exemplos de empatia surgem com o intuito de minimizar a dor dos que são mais atingidos pelas adversidades, que se concretizam através de boas ações. Um exemplo disso foi a mobilização realizada pela Coordenadora Geral do Núcleo de Educação de Tarauacá, Janaína Furtado, ao se sensibilizar com a situação que se instaurou no município atingindo a maioria da população tarauacaense, que não mediu esforços e disponibilizou todos os servidores do Núcleo de Educação. Escolas estaduais, frota de veículos, barcos e motos para atendimento e ajuda aos desabrigados que estavam em situação de vulnerabilidade social.

Essa foi uma iniciativa que surgiu como um paliativo para aliviar o sofrimento e a dor das famílias atingidas pela forte alagação, mediante tão grande dificuldade que nosso povo sofreu. Além dessa iniciativa, a Coordenadora do Núcleo de Tarauacá, criou um grupo cognominado “Anjos da Solidariedade”, formado por uma rede de amigos, com a participação de pessoas comuns, anônimos e simpatizantes da causa, que se juntaram para prestarem ajuda e solidariedade a essas familiais, através de doações e arrecadação de gêneros alimentícios para o preparo diário de refeições para distribuição nos bairros atingidos pelas águas, almejando potencializar ainda mais as ações de apoio e acolhimento aos desabrigados.

Janaína Furtado destaca que essas ações são extremamente necessárias e diz que a intenção é amenizar sofrimentos. “A nossa população precisa de todo nosso apoio, temos que unir forças, trabalhar em parceria em prol dos irmãos mais necessitados”. Reforça, ainda, o apoio do Governo do Estado à ação e diz que é dever de todos prestar assistência ao povo, com compromisso e muita responsabilidade. “Representamos a Secretaria de Educação Estadual e estamos apoiando no que for necessário. “Essa é uma tarefa de todos, é nosso dever enquanto cidadão”, destaca.

O Núcleo de Educação disponibilizou ainda, servidores para dar suporte nas escolas, preparando refeições em atendimento as famílias alojadas nas escolas. Na Escola São José, que acolheu os idosos do Abrigo Novo Hamburgo, foi colocado à disposição uma equipe, que em parceira com a gestão municipal, estava cuidando dos idosos durante esses dias no preparo de café da manhã, almoço, lanche e janta. Além do atendimento às famílias que estavam alojadas nas adjacências da escola, essa mesma equipe tinha a tarefa de preparar almoço e janta para distribuição nos bairros alagados para aquelas famílias que ainda permaneciam em suas residências, mesmo diante de situação de risco.

Com a baixa das águas, momento de organizar os estragos deixados pela enchente, a Coordenadora do Núcleo, com a orientação do Secretário Estadual de Educação Professor Mauro Sérgio, acionou toda a sua equipe e colocou à disposição das escolas Rosaura Mourão e Tupanir Galdêncio e demais setores estaduais, entre eles, Setor de Merenda Escolar, Coordenação de Educação Indígena que também foram atingidos pela cheia para realizarem um mutirão de limpeza nesses locais. Na ocasião, foi feito levantamento de danos e perdas de materiais, mobiliários e livros. Ficaram comprometidos também algumas estruturas físicas das escolas, como muros, calçadas, base de caixa d’água entre outros.

Enfim, mesmo diante do caos, é notório, a força de mobilização da sociedade, a solidariedade expressa em gestos, atitudes, ações em prol de uma única causa: ajudar o próximo.

Nenhum comentário: