terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

SINTEAC PEDE INCLUSÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO




A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), professora Rosana Nascimento, manifestou bastante preocupação com o aumento dos casos de morte dos trabalhadores em educação vítimas da covid-19. Somente nas duas últimas semanas foram registradas seis mortes nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Senador Guiomard, a sindicalista aproveitou a ocasião, para pedir ao secretário estadual de Saúde, Alisson Bestene, e ao secretário municipal de Saúde, Frank Lima, a inclusão da categoria na campanha de imunização contra a covid-19. “Estamos muito preocupados com a pandemia e procuramos o secretário estadual de Educação para cobrar a inclusão dos trabalhadores em educação nesta etapa da campanha de vacinação”, revelou.

A presidente do Sinteac fez um apelo à categoria para se prevenir para não pegar o coronavírus, porque a rede pública de saúde entrou em colapso por conta do aumento dos casos de covid-19 no Estado. Sem a imunização dos professores e funcionários de escola não tem como retornar o ano letivo com as aulas presenciais no mês abril deste ano. A orientação do sindicato é que os trabalhadores em educação não retomem às aulas presenciais nas escolas da rede estadual e municipal, enquanto não for imunizada contra a covid-19. “Não podemos colocar em risco a saúde dos trabalhadores que fazem parte dos grupos de risco”, observou.

A sindicalista apontou ainda a falta de infraestrutura nas escolas da rede municipal e estadual. A necessidade de cumprimento dos protocolos de biossegurança que determinam a instalação de pias para higienização das mãos das crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental e médio, a falta de ampliação dos banheiros coletivos para evitar aglomeração dos alunos no horário do recreio, a disponibilidade de totens com álcool em gel nos corredores, os tapetes sanitizantes, a sinalização do distanciamento de dois metros nos corredores e nas salas de aula e o uso da máscara de proteção durante os dias alternados das aulas presenciais.

Nenhum comentário: