quarta-feira, 10 de março de 2021

Grupo petista articula a indicação de Fernanda Hassem para vice na chapa de Petecão ao governo



Angélica Paiva, do Notícias da Hora Coluna da Angélica 10 Março 2021

Em polvorosa

O ex-presidente Lula está com os direitos políticos restabelecidos, podendo ser candidato em 2022. No lado vermelho a festa antecipa a vitória de Lula Presidente. Nas hostes bolsonaristas, silêncio sepulcral. No lado do PSDB/DEM o esforço é para jogar água na fervura dos dois, e carimbar Lula e Bolsonaro de “extremos”, para surgir como terceira via. O partido tucano tuitou:"Existe caminho fora dos extremos. O Brasil merece mais trabalho, menos gritaria”. O de ACM Neto (DEM), segue a mesma linha-“Mais do que nunca, reforço meu compromisso com o equilíbrio e a minha luta contra qualquer forma de extremismo”. Os militares estão incomodados. Acham que o PT retomar o poder “não seria bom país”. O Centrão observa para que lado o vento sopra.

Decidido

O presidente Jair Bolsonaro que depois da tentativa frustrada de criar o seu Aliança pelo Brasil, anda em busca de um partido para chamar de seu, parece ter encontrado o novo ninho. Ele está com a caneta na mão para assinar a ficha de filiação no Partido da Mulher Brasileira (PMB). Um partido que apesar do nome é antifeminista e a partir da filiação de Bolsonaro poderá ser conhecido como Partido de Messias Bolsonaro.

Do contra

O presidente Jair Bolsonaro, provável futuro membro do Partido da Mulher Brasileira, não aderiu a declaração em defesa da saúde da mulher, assinada por mais de 60 países. A declaração de "Plena Igualdade de Gênero", do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) foi feita neste 08 de março para marcar o dia internacional das mulheres.

Indefinido

No meio desta confusão, o governador Gladson Cameli continua indefinido. Nem voltou para o Progressistas e nem rompeu com o partido. O governador João Dória (PSDB) ainda aguarda a decisão. A parte do trato que lhe cabia teria sido cumprida, mas Gladson ensaiou e não realizou. Deu um passo em frente e outro para trás. O mais provável é que faça o caminho de volta para o PP. O Progressistas é um partido estruturado, tem diretórios em todos os municípios e o PSDB perdeu a identidade. João Dória traiu Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro e enfrenta a resistência do grupo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Cavalheiro. Muitos tucanos atacam o presidente mas não abrem mão dos cargos federais. Está mais para balaio de gatos que ninho de aves.

Efeito Lula

Ao retorno de Lula ao cenário eleitoral (do político nunca saiu), soma-se a desunião da Direita local, o que confere grande chance de retorno da Esquerda ao poder. A Direita no Acre só ganhou quando se uniram todos em favor de um nome. Faltando ainda quase dois anos para a eleição estadual, estão cada um para um lado e pelo menos três candidaturas despontam. O risco que correm é dividirem os votos e morrerem abraçados, porque a Esquerda sabe se unir e não vai dar aula de graça para os adversários.

Sonhos

Nos planos dos apoiadores de um e de outro, o sonho de buscar mulheres para vice em chapas ainda a serem montadas. Entre os adeptos da candidatura Sérgio Petecão (PSD) ao governo do estado, o desejo seria a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT) de vice. E dentre os mais próximos do governador Gladson Cameli, a informação é que Gladson nunca esqueceu a possibilidade de ter Socorro Néri (PSB) como vice. Lógico que Néri, teria que trocar de partido para viabilizar esta aliança, mas isto é o de menos. Quanto a Fernanda, com a reviravolta política que trouxe Lula de volta ao jogo, uma candidatura a deputada se mostra mais atrativa.

Deus

Nos debates entre os candidatos à prefeitura de Rio Branco, a ex-prefeita Socorro Néri (PSB) acusou as empresas da família do opositor Jarbas Sóster (Avante), de fazer um trabalho de péssima qualidade. Ela chegou a dizer que no bairro Belo Jardim foi usado sebo animal para fazer a liga de asfalto. Pois bem, vídeos enviados por caminhoneiros atolados no trecho recuperado por essa empresa, entre Sena Madureira e Feijó, trouxeram a crítica à baila. A recuperação iniciada em outubro de 2020, já começava a apresentar problemas dois meses depois. Um dos caminhoneiros esfarelou o asfalto com as mãos. Outro, com um carregamento de gás de cozinha, atolado no Juritipari, entre Manoel Urbano e Feijó, nesta segunda-feira (08), reclamou que apesar de ter pedra nas proximidades, a empresa não dá manutenção.

...nos acuda

O gás de cozinha não consegue chegar em Cruzeiro do Sul e o oxigênio para tratamento de pacientes de covid não consegue chegar em Rodrigues Alves. A balsa alugada para fazer a travessia não funcionou no domingo (07) e o caminhão com os cilindros de oxigênio ficou retido em Cruzeiro do Sul. O isolamento de Rodrigues Alves é rotineiro por causa da falta de regularidade no serviço prestado pela balsa. Por isso os moradores criaram um comitê que luta pela construção de uma ponte. Apesar das promessas a ponte não saiu e a situação se agrava com a pandemia. Ralph Fernandes, presidente do Comitê Pró-Ponte, deu voz à revolta: “os serviços de urgência e emergência como SAMU e Segurança Pública ficam sem funcionamento”.

Secretariadas

O Secretário Municipal de Saúde, Frank Lima mantém os postos de Saúde fechados nos fins de semana e nos feriados. Quem buscou ajuda no posto de Saúde do Universitário nesta segunda-feira (08), deu com a cara na porta. Não havia nem um cartaz de cartolina amarela com informações. Pessoas esperaram mais de uma hora e meia no local e retornaram para casa. A capital vive uma pandemia com números crescentes de contágio e um surto de dengue com registros hemorrágicos que é o mais perigoso. Sem contar todas as outras doenças que afligem os moradores. A hidroxicloroquina não é panaceia para todos os males, secretário.

...sem fim

O vereador Adailton Cruz (PSB), também comprovou que os postos permanecem fechados nos finais de semana e pediu mais responsabilidade para ajudar a reduzir a sobrecarga. Adailton Cruz acredita que com as duas unidades de saúde em funcionamento poderá reduzir a sobrecarga no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco e contribuir com a redução do números de óbitos de pessoas pela a Covid. O vereador vem pedindo há dois meses que mantenham abertas pelo menos a Policlínica Barral y Barral e a Urap Cláudia Vitorino. O Secretário de Saúde permanece surdo aos apelos e o prefeito inerte como se não estivéssemos no olho do furacão do coronavírus.

Entregou

O prefeito Tião Bocalom confessou ter feito uso de cloroquina e ivermectina e afirmou que o governador Gladson Cameli também usou. O tratamento explicaria o restabelecimento recorde dos dois contaminados pelo coronavírus. Ambos os medicamentos não têm comprovação científica para a covid. A comprovação até agora é de lucro para os laboratórios que os fabricam. A Ivermectina, por exemplo, teve um salto de vendas. Passou de 8 milhões de unidades para 52 milhões. O excesso de consumo provocou uma onda de hepatite. A ivermectina é um antiparasitário. Atua portanto no combate a vermes. A covid é causada por um vírus.

Impeachment

O deputado General Girão (PSL) pediu a abertura de um processo de impeachment do Ministro Edson Fachin. O parlamentar entende que a decisão de Fachin ameaça a paz social. Deveria estar falando da paz dos cemitérios. O Brasil registrou 1972 mortes por covid-19 em 24 horas nesta terça-feira (09). Ou da morte do poder de compra dos brasileiros, afinal o dólar subiu 68% desde o início do governo Bolsonaro. O preço dos combustíveis está indexado ao dólar, portanto cada alta do dólar provoca aumento no preço dos combustíveis que por sua vez incidem sobre o custo do frete o que leva ao aumento dos preços dos produtos, inclusive os da cesta básica.

Bom dia senador Márcio Bittar (MDB), vossa excelência conhece aquela frase: “esperteza demais mata o esperto”? Por nada não. Apenas a tal da cultura inútil.

Nenhum comentário: