sexta-feira, 5 de março de 2021

Rio Tarauacá deve voltar a transbordar nos próximos dias, prevê Friale



Redação do Notícias da Hora 05 Março 2021

Até a próxima quarta-feira (10), ocorrerão chuvas fortes no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Amazonas, na Bolívia e no Peru, mas em dias diferentes em cada área.

No Acre, as chuvas mais fortes ocorrerão na segunda-feira e na terça-feira, ou seja, nos dias 8 e 9 de março, com acumulados significativos, entre 50 e 150mm, dependendo do município, com maior probabilidade no centro e no oeste do estado.

Neste sábado, as chuvas também serão fortes, mas pontuais, desde as primeiras horas do dia, em áreas do Acre, principalmente, nos altos cursos dos rios Acre, Iaco, Purus, Muru, Tarauacá e Juruá. Nas outras áreas do estado, chove de forma passageira e pontual, com possibilidade de serem fortes em alguns municípios.

No domingo, o tempo fica quente e abafado, com chuvas apenas de forma passageira e pontual, na maioria dos municípios acreanos.

Já, na segunda-feira (8), as chuvas ganham força com a formação de mais uma zona de convergência de umidade do Atlântico Sul (ZCAS), cujos acumulados poderão ficar entre 100 e 200mm, em áreas de Rondônia, de Mato Grosso, do Amazonas, de Goiás e do Distrito Federal.

As chuvas ocorrerão a qualquer momento, no Acre, na segunda-feira e, principalmente, na terça-feira (9), com acumulados entre 50 e 100mm, na maioria dos municípios do estado.

A partir de quarta-feira, o tempo melhora, mas fica quente e abafado, no Acre e nos demais estados e países vizinhos, inclusive, em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.

Situação dos rios

Mesmo com as chuvas fortes que deverão ocorrer, o nível do rio Acre não sofrerá elevação acentuada, na próxima semana. No máximo, poderá ficar próximo de 13m, ou seja, sem atingir sequer a cota de alerta que é 13,5m.

Nesta sexta-feira (5), às 11h, seu nível, em Rio Branco, era 10,9mm, tendo baixado 1m nas últimas 24h, e continuava diminuindo rapidamente.

Já, os rios Tarauacá, Juruá e Purus poderão ter elevação acentuada na próxima semana, principalmente, na cidade de Tarauacá, com possibilidade de novo transbordamento.

Nenhum comentário: