terça-feira, 27 de abril de 2021

TARAUACÁ: Prefeitura de Tarauacá em parceria com estado realiza 500 atendimentos de saúde


Por Reginaldo Palazzo
Prefeitura de Tarauacá em parceria com estado realiza 500 atendimentos de saúde para mulher na Escola Djalma da Cunha Batista.


A Prefeitura de Tarauacá através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou em parceria com a (SESACRE), órgão de saúde estadual coordenada pela Chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializado, Rosemary Vânia Fernandes Ruiz que ofertou essa ação de saúde itinerante para as mulheres tarauacaenses. O local escolhido foi a escola Djalma da Cunha Batista durante os dias 23 e 24 onde foram realizados por volta de 500 atendimentos em saúde desde clínica geral até odontológico.

Programa Saúde itinerante

O Programa Saúde Itinerante é um programa de política pública de Estado que visa atender aos cidadãos levando saúde, autoestima e consequentemente dignidade a essa parcela da população que reside em lugares de difícil acesso.

Ineditismo

“ Essa foi a primeira saúde itinerante no município durante a pandemia onde foram disponibilizadas diversas clínicas que foram agendadas pelas UBS(s), hospital e inclusive o polo indígena para não criar aglomerações atendendo assim a todos os cuidados e orientações relacionadas à prevenção da COVID-19 Ministério da Saúde. Como todos podem ver pela quantidade de atendimentos, conseguimos alcançar o objetivo disponibilizando tudo o que podíamos para atender melhor os munícipes tarauacaenses, o que resultou em completo sucesso. Só tenho a agradecer a todos os profissionais da saúde tanto do estado como do município que colocaram a humanização como fator preponderante nos atendimentos”. Disse o Secretário Aderlândio França.

Segundo a coordenadora da atenção básica do município Marcela do Vale, o programa ‘Saúde itinerante’ desta edição, contou também com 3 vertentes a mais, vacinação, odontologia e saúde mental. “Conseguimos trazer um infectologista, coisa inédita no município, estou muito contente por isso, também gostaria de agradecer a Rosemary pela indicação de Tarauacá e toda equipe municipal que se dispôs a

ajudar”. Disse a enfermeira e coordenadora Marcela.

“Foram atendimentos efetivos tanto é que muitos pacientes já saíram com os devidos encaminhamentos

para Rio Branco, sinto-me realizada”. Completou.



Vieram para essa ação, 3 ginecologistas, 1 infectologista, 2 pediatras, 2 clínicos gerais, 2 odontologistas, 1

psicólogo e 1 advogado, que somados aos 40 profissionais que deram suporte pelo município realizaram:

Clínica geral

Consultas médicas realizadas - 107

Consultas médicas pediátricas - 69

Consultas médicas em ginecologia/obstetrícia - 111

Infectologia - 38

Atendimento de enfermagem - 329

Atendimento de Serviço Social - 34

Receitas dispensadas - 215

Exames laboratoriais - 130

Ultrassonografia - 36

Exames de prevenção do câncer do colo uterino - 76

Colposcopia - 05

Procedimentos - Biópsia do colo do útero 03



Odontologia

Foram organizadas palestras sobre higiene bucal com ênfase em doenças bucais visando melhorar a ‘Educação em Saúde Bucal’ inclusive com distribuição de creme dental e escovas de dente adulto e infantil.

Vacinação

Aproveitou-se a oportunidade já que estamos em época de campanha da vacina contra a gripe (Influenza) e orientou-se as mulheres para que trouxessem suas carteiras de vacinas para as devidas atualizações.

Dia 23/04/2021

13 idosos receberam a primeira dose contra a Covid 19 e 126 idosos receberam a segunda dose contra a Covid 19.


Já no dia 24/04/2021

11 idosos e 01 trabalhador da saúde receberam a primeira dose contra a Covid 19.

Já na vacinação de rotina 30 pessoas foram vacinadas com 45 doses aplicadas.

Quanto a Influenza 40 doses foram ministradas.

Fechando com chave de ouro ainda foi disponibilizado um ônibus pela Diretoria de Políticas Públicas para às Mulheres - (SEASDHM) com atendimento psicológico e jurídico visando a saúde mental das vítimas de violência quer seja doméstica ou não.

“Saímos satisfeitos com toda a equipe de Tarauacá pela boa vontade e apoio irrestrito a saúde itinerante. Nosso sentimento agora é de dever cumprido e gratidão”.

Agradeceu Rosemary Ruiz, Chefe da Divisão de Saúde Itinerante.


Assessoria Prefeitura/Tarauacá

Nenhum comentário: