quinta-feira, 20 de maio de 2021

IFAC pode ter que interromper as atividades Instituto Federal do Acre (IFAC), deixará 5.894 alunos sem concluírem os estudos.



Os 49 cursos, sendo 29 cursos técnicos, 17 de graduação e três de especialização Latu Sensu que atendem além da capital 
Rio Branco, os municípios de Sena MadureiraXapuriTarauacá e Cruzeiro do Sul serão suspensos se não forem extintos com o desmonte do ensino público superior.

corte de verbas e os bloqueios que atingem a Ufac e todas as instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica do país, também estrangula o Ifac.

O Instituto Federal do Acre sofreu uma redução de R$ 4,1 milhões, o que significa que o orçamento do Ifac para 2021 será inferior ao de 2011, quando o Ifac iniciou suas atividades com quase 200 estudantes menos que o número atual. O corte atingiu programas como assistência estudantil, funcionamento e capacitação, entre outros e deixou o orçamento deste ano 18,2% menor que o do ano passado.
Para dificultar ainda mais a sobrevida das instituições federais, o governo federal condicionou mais da metade do orçamento das instituições ao envio de Projeto de Lei de Crédito Suplementar pelo governo e posterior aprovação pelo Congresso Nacional. Ou seja, no quinto mês do ano as instituições contam com somente 42% liberados do orçamento 2021, fato que inviabiliza qualquer tipo de planejamento.
As emendas parlamentares empenhadas em 2020, não foram pagas porque o orçamento só foi sancionado em abril e o decreto que programa todas as despesas somente foi publicado posteriormente, no dia 17 de maio de 2021

O Instituto Federal do Acre, volta suas esperanças para uma forte atuação parlamentar em defesa do ensino público e auxílio direto através de emendas parlamentares e de auxílio na busca de captação de recursos junto ao MEC.

Até o momento o Ifac conseguiu manter as atividades, mas sem o auxílio político só aguentará o primeiro semestre deste ano, apesar do artigo 205 da Constituição Federal estabelecer que a Educação é dever do Estado.

fonte: ACREINFOCO

Nenhum comentário: