sexta-feira, 21 de maio de 2021

Rocha denuncia supostos desvios de recursos para o combate à covid-19 e Moisés responde: “o amigo da onça”



José Pinheiro, do Notícias da Hora 21 Mai 2021

A Polícia Federal, Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal no Acre receberam na manhã de ontem (20) um calhamaço de denúncias apresentadas pelo vice-governador do Estado, Major Rocha (PSL). Rocha esteve na sede destes órgãos de controle protocolando denúncias a respeito da aplicabilidade de recursos enviados pelo governo federal para o combate à pandemia no Acre.

“Suspeito que a omissão do Executivo em alguns casos e a ação em outros foram responsáveis pela morte de muitos acreanos que esperavam por atendimentos e UTIs. Para não correr o risco de atrapalhar as investigações, não irei esmiuçar o conteúdo das denúncias, mas em linhas gerais, contratos altamente estranhos serão analisados e o Executivo deverá ser convidado a falar porque tinha tantos milhões em caixa enviados pelo Governo Federal enquanto acreanos morriam por falta de leitos”, disse o vice-governador acreano em rede social.

Rocha disse que não tinha outra alternativa a não ser fazer as denúncias aos órgãos competentes. “Diante dos conteúdos das provas que acreditamos serem robustas, não tínhamos outra atitude a tomar se não levar aos órgãos de controle tudo aquilo que recebemos de servidores e de pessoas anônimas para que tomem as medidas que acharem necessárias”.

O Notícias da Hora entrou em contato com Rocha para saber mais a respeito do teor das denúncias que podem colocar a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) no alvo das investigações. Em reposta, Rocha disse que foi pedido a ele que não mencionasse o teor das representações para não atrapalhar o andamento das investigações que devem ser abertas nos próximos dias.

“Aqui no Acre a contratação de empresas sem licitação, carona, nós temos aí a ampliação do Into. Uma obra que começou no dia 27 de fevereiro e até este momento, nós já estamos e essa obra ainda não foi entregue”, disse Rocha.

Moisés Diniz sai em defesa de Gladson e responde Rocha

Escalado para responder aos ataques e denúncias do vice-governador Major Rocha (PSL) contra o chefe maior do Palácio Rio Branco, o secretário extraordinário para Assuntos Estratégicos do Governo, Moisés Diniz, respondeu as declarações dadas pela manhã desta quinta por Rocha em frente à sede da Polícia Federal, em Rio Branco.

Rocha acusou o governo de aplicar mal os recursos do governo federal que vieram para serem investidos no combate à pandemia da covid-19. O vice-governador fez duas representações contra o governo de Gladson Cameli junto ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal. Em resposta, Moisés Diniz afirmou que Rocha ataca o próprio governo ao fazer as denúncias.

Diniz taxou Wherles Rocha de “o amigo da onça”. Disse que assistiu ao vídeo de Rocha, em frente à sede da PF, estarrecido. “O vice-governador do Acre Major Rocha denunciando corrupção dos recursos da covid no governo dele, de Gladson Cameli e de Major Rocha. Eu fui olhar as reportagens do ano passado e vi lá no dia 20 de março o vice-governador Major Rocha visitando as obras do Into e do Hospital de Campanha reconhecendo que o Acre era o único estado do Brasil, apesar de ser pequenininho, na ponta, construiu dois hospitais permanentes”.

E acrescentou o secretário na defesa de Gladson: “nos estranha que só há um ano e dois meses ele denuncia o seu governo. Ele não viu nada de errado, nenhuma corrupção, era sempre esforço do governador e dele pra gente salvar vidas. Mas, agora como houve um rompimento político, o vice-governador vai pra Justiça fazer denúncia de corrupção. Isso é muito estranho, isso não é ético e eu tenho certeza que a Justiça vai fazer justiça”, completou.

Nenhum comentário: