terça-feira, 20 de julho de 2021

Acre terá programa de apoio psicológico aos profissionais de Saúde vítimas de traumas decorrentes da covid-19


Jenilson atende paciente com covid-19

O Estado do Acre será pioneiro no trabalho de assistência psicológica aos trabalhadores de saúde que sofrem com trauamas em decorrência de sua atuação no combate ao coronavírus. Isto é, com a sanção da Lei N° 3.755, de 13 de julho de 2021, de autoria do médico infectologista e deputado estadual Jenilson Leite ( PSB), ficou instituído no âmbito do Acre o PROGRAMA DE APIO PSICOLÓGICO VOLTADO AO ACOMPANHAMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE, VÍTIMAS DE TRAUMAS DECORRENTES DO EXERCÍCIO FUNCIONAL DIANTE DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19).

Desde o início da pandemia, Dr. Jenilson Leite tem se debruçado entre o trabalho legislativo, com a proposições de leis que assegurem melhorias aos trabalhadores de saúde, bem como atendendo a população acreana nos hospitais públicos para salvar vidas.

Conversando com os colegas da saúde nos hospitais, Jenilson ouviu inúmeros sobre os traumas que estão vivendo deccorrte de suas atuações na pandemia. Para amenizar o problema , Leite apresentou um PL que permite o Estado do Acre oferecer acompanhamento psicológico a esses trabalhadores. “Nosso objetivo, com essa lei , é amenizar as implicações na saúde mental e intervenções psicológicas que foi experienciado pelos profissionais da saúde diante da pandemia do novo coronavírus, realizando um trabalho humanizado e que seja capaz de gerar o melhor em qualidade de vida e bem-estar para quem trabalha no ambiente hospitalar”, disse Jenilson Leite, bastante feliz com a sanção pelo governador.
- Publicidade -

A lei permite que o governo estabeleça, em hospitais sob sua gestão ou, mediante convênio, em clínicas privadas, o presente programa.

Além disso, a coordenação do programa, para o exercício de suas atribuições e cumprimento de sua finalidade, disporá dos meios já existentes na rede pública de saúde e dos sistemas de saúde das instituições envolvidas, bem como de convênios previamente autorizados.
portaltarauaca

Nenhum comentário: