sábado, 31 de julho de 2021

Gilmar Mendes rebate Bolsonaro sobre o voto impresso: 'vamos parar de conversa fiada'


O ministro do STF rejeitou as críticas de Jair Bolsonaro sobre a lisura do sistema eleitoral brasileiro e a consequente defesa do voto impresso. "Vamos parar um pouco de conversa fiada", disse o magistrado
31 de julho de 2021, 09:54 h Atualizado em 31 de julho de 2021, 09:54


Ministro do STF Gilmar Mendes, Jair Bolsonaro e a urna eletrônica (Foto: Agencia Brasil)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes criticou o posicionamento de Jair Bolsonaro a favor do voto impresso e as ameaças feitas por ele de que, sem este tipo de votação, o país não terá eleições em 2022.

"Vamos parar um pouco de conversa fiada", disse o magistrado, que participou de uma live promovida pelo site Consultor Jurídico nesta sexta-feira (30). "Claro que todos nós somos a favor da auditabilidade da urna, queremos que a urna seja auditável - e ela é auditável", acrescentou.

Em live na quinta-feira (29), Bolsonaro admitiu a falta de consistência de suas críticas sobre a lisura do sistema eleitoral brasileiro. "Não temos prova" sobre fraudes em eleições anteriores, confessou.

O ministro do STF destacou que, no dia anterior às eleições os tribunais escolhem urnas aleatórias entre as seções eleitorais e fazem uma simulação de votação com os partidos presentes.

"E os partidos, a rigor, às vezes nem comparecem a todos esses eventos, pois consideram que de fato o sistema funciona bem. O que nós podemos ter e devemos melhorar é o controle de recursos e de dinheiro, no abuso de poder econômico", disse Gilmar, que presidiu o TSE em duas oportunidades, em 2006 e entre 2016 e 2018.

Também na sexta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que participou do evento junto com o ministro, disse acreditar em pouca possibilidade de aprovação da PEC do Voto Impresso na Casa. "A questão do voto impresso está tramitando na comissão especial, o resultado da comissão impactará se esse assunto vem ao plenário ou não. Na minha visão, tudo indica que não", afirmou.
Bolsonaro tem rejeição recorde

As críticas de Bolsonaro ao sistema eleitoral passaram a ser feitas em um contexto de aceleração de sua rejeição. De acordo com a pesquisa Atlas, divulgada nessa sexta-feira (30), 62% desaprovam ele.

Os dados também mostraram que, em um eventual segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria por 49,2% contra 38,1%.
FONTE: BRASIL247.COM

Nenhum comentário: