segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Com avanço da estiagem, Rio Acre está em alerta máximo em Brasileia, Assis Brasil e outras duas Cidades


Dados são do relatório de monitoramento hidrometeorológico do Acre, que acompanha o nível dos principais rios do estado diariamente e aponta este resultado da leitura feita no dia 16 de agosto.


Dados são do relatório de monitoramento hidrometeorológico do Acre, que acompanha o nível dos principais rios do estado diariamente e aponta este resultado da leitura feita no dia 16 de agosto. Do G1 Acre.

Com um período longo de estiagem e mais de 45 dias sem chuvas, o Rio Acre está em situação de alerta máximo em quatro cidades do estado. Além da capital acreana, a situação também preocupa nas cidades de Assis Brasil, Brasileia e Porto Acre. Em todas estas cidades o manancial está com menos de dois metros.

Os dados são do relatório de monitoramento hidrometeorológico do Acre, que acompanha o nível dos principais rios do estado diariamente e aponta este resultado da leitura realizada no dia 16 de agosto.

Veja os níveis: Assis Brasil: 1,15 metro, Brasileia: 1,19 metro, Porto Acre: 1,53, Rio Branco: 1,46.

A principal preocupação da Defesa Civil estadual é com o abastecimento de água que é feito por meio do manancial na maioria das cidades cortadas pelo rio.

“A defesa civil se mantém vigilante e, caso o órgão de captação de água informe de alguma impossibilidade de captação, poderemos tomar medidas administrativas específicas. Ainda não é hora da declaração de situação de emergência hídrica mas estamos numa linha tênue. Vamos manter a cautela, mas com muita preocupação”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual tenente-coronel Ferreira.

Além disso, as expectativas em relação a chuvas, que é o que poderia amenizar a situação no estado, é que agosto pode ser mais um mês sem chuvas. Em julho, também não ocorreram chuvas.

“Vamos manter a cautela, mas com muita preocupação. Tudo indica que não termos chuvas em agosto, isso aumenta as possibilidades de o rio permanecer na tendência de queda”, pontuou.

Ação

Em Rio Branco, o nível atual do rio se aproxima da menor cota histórica já registrada quando chegou, em setembro de 2016, a 1,30 metro. Com a medição desta terça, o rio está a 16 centímetros da menor cota já registrada.

Com a situação de seca, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco iniciou desde o final de julho o abastecimento de caixas d’água em alguns bairros da capital que não são atendidos pelo Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa).

“No final de julho, que é o abastecimento das comunidades e vamos fazer isso diariamente, inicialmente atendendo 12 comunidades, aproximadamente 12 mil pessoas, que serão atendidas pela Defesa Civil Municipal nessas comunidades que são consideradas rurais, como Transacreana, BR-364, Sena Madureira e parte do Quixadá. Temos algo em torno de 50 caixas de 5 mil litros que dá 250 mil litros, mas não abastecemos todas de uma vez, é em cerca de 120 mil a 150 mil litros que fazemos diariamente nessas comunidades para ajudar nesse período de seca”, destaca o Falcão.

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Há 103 anos, Cruzeiro do Sul presencia uma das maiores demonstrações de fé da região Norte do país. O encerramento da programação do Novenário de Nossa Senhora da Glória foi celebrado com uma grande carreata. O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, a fé é mais um elemento para que o coronavírus seja superado de uma vez por todas.

Nenhum comentário: