quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Deputados do Acre que apoiavam voto impresso são derrotados por maioria da Câmara



A maioria da bancada federal acreana votou favorável ao voto impresso na noite desta terça-feira, 10, durante votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados. A proposta foi sepultada e representou mais uma derrota ao presidente Jair Bolsonaro.

Os deputados Alan Rick, Vanda Milani, Jesus Sérgio, Jéssica Sales e Mara Rocha foram favoráveis à PEC. Já Leo de Brito e Perpétua Almeida votarão “não” à proposta. Flaviano Melo se ausentou.

No total, foram 229 a favor e 218 contra. 448 deputados votaram. Houve uma abstenção e 64 se ausentaram. Seriam necessários ao menos 308 votos para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição.

Durante o dia, os deputados aprovaram requerimento para dispensar o prazo de cinco sessões do Plenário entre a votação na comissão especial (dia 6) e a sessão plenária de hoje.

O Plenário analisou o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

No dia 5, a comissão já havia rejeitado o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR), cujo substitutivo propunha a contagem pública e manual dos votos a partir de cédulas impressas no momento da votação. No dia seguinte, o colegiado aprovou parecer do deputado Raul Henry (MDB-PE), que recomenda a rejeição também da proposta original.

“E aqui o voto é eletrônico. Mesmo aqueles que querem o voto no papel, estão votando eletronicamente”, disse a deputada Perpétua Almeida.
Por ac24horas.com

Nenhum comentário: