sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Friale prevê "friozinho" com possibilidade de temporais no fim de semana no Acre

Friale prevê "friozinho" com possibilidade de temporais no fim de semana no Acre

Uma fraca onda de frio polar chegará nesta sexta-feira (27), com ventos da direção sudeste, mudando o tempo no Acre, prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale. Não haverá frio, mas a temperatura diminuirá sensivelmente, principalmente durante a noite, amenizando o calor dos últimos dias. Este friozinho polar deverá registrar mínimas, que ocorrem antes do Sol nascer, entre 18 e 20ºC, em cidades do leste e do sul acreano, como Rio Branco, Brasileia, Xapuri e Assis Brasil. Já, no centro do estado e no vale do Juruá, as temperaturas diminuirão menos, como consequência das chuvas, que poderão ser fortes neste fim de semana.

Felizmente, esta onda de frio polar chegará fraca ao Acre, pois, do contrário, a próxima semana seria muito quente e seca, novamente.

Assim, a fraca intensidade desta massa de ar polar, que penetrará na região, permitirá que a umidade do oceano Atlântico Norte avance com mais firmeza na direção do Acre e, por isso, ocorrerão chuvas diárias a partir desta quinta-feira, até, pelo menos, a primeira semana de setembro.

"Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, entre esta quinta-feira e o próximo domingo, no Acre e nas áreas próximas", diz Friale.

No entanto, o período chuvoso está longe de começar, pois o inverno acreano só termina no próximo dia 22 de setembro. Até lá, deverão ocorrer outras incursões de ar polar, que, dependendo da sua intensidade, poderão provocar novos períodos de tempo seco e quente. 

Nenhum comentário: