domingo, 1 de agosto de 2021

Tarauacá: economia se faz com vida, dispara o economista..


            ECONOMIA SE FAZ COM VIDAS

Falar de economia nesse momento atípico, não poderia deixar de falar da PANDEMIA DO COVID 19, por isso o título do artigo a ser escrito, cita a questão da VIDA como um bem maior que vai confrontar com outro bem, no caso o bem ECONÔMICO, tão importante quanto à vida, mais não maior que a VIDA.

A Pandemia chegou como o cavalheiro da morte ceifando não só vidas, mas também destruído empregos, fechando empresas e confundindo os políticos nas suas retóricas de como fazer o melhor para salvar esses dois bens tão importantes para os serem humanos civilizados. Porém é nesse contexto que se destaca as tomadas de decisões dos grandes chefes políticos de cada nação, principalmente chamando a responsabilidade para si, procurando unificar toda sociedade em torno de um só objetivo maior, através de um pacto politico e econômico com regras bem definidas para enfrentar um adversário desconhecido e perigoso chamado: O VÍRUS DA COVID 19 que impactara positivamente ou negativamente, na economia, pois vida é o elemento número 1, para economia, porque sem vida não haverá produção, não haverá principalmente consumo, a MOLA MESTRE que é a RAZÃO de existir economia. E nesse contesto, o nosso presidente comparado aos outros das grandes nações internacionais, foi um fiasco, pois quando o mundo inteiro estava preocupado em diminuir a transmissão do vírus e acelerar o processo da descoberta de uma vacina e sua aplicação em massa, BOLSONARIO, O presidente em quem confiei o meu VOTO, como a maioria do povo brasileiro, caminhou numa direção contraria, começou uma briga política com o governador /DORIA de São Paulo, esquecendo que o povo brasileiro queria era uma solução urgente para o problema, e como não bastasse deu uma de CIENTISTA, receitando a "cloroquina", "invermectina" e outras drogas medicinais como tratamento precoce, quebrando protocolo de prevenção e apostando na imunização de rebanho, aonde a população brasileira era a cobaia, atrasando todos os procedimentos de aquisição da vacina, o que custou ao Brasil a triste marca de mais de meio milhões de morte e o primeiro lugar na estatística de óbitos no mundo,  que continua morrendo mais de 1000 pessoas por dia, não demorará para chegarmos perto de 1.000.000 de óbitos,  onde mais de 300.000 brasileiro poderia ter sido salvo se aqui tivesse iniciado a vacinação na mesma data que ocorreram nas outras nações que seus governantes tiveram outras posturas e respeito pelo seu povo. Será que o mundo todo estava errado e só o presidente estava certo? Por isso, que deu no que deu...

Desse modo a economia que já vinha mal, ficou pior, alcançando mais de 14.000.000 de desempregados. Esses mais de duzentos, trezentos mil óbitos que poderia ter sido evitado, estavam mentes brilhantes como: empresários, médicos, engenheiros, professores e outros... Que além do valor sentimental que não tem preço de qualquer ser humano, trouxe um prejuízo imensurável para a nossa economia, tanto pela queda do consumo, como pela falta de produtividade, sem falar no custo e tempo que se gasta para formar um desses profissionais.

E agora o que fazer senhor presidente? Continuar ou parar de ficar brincando de gato e rato com os outros políticos e/ou olhar para a economia e o seu povo que o elegeu. És a questão!

Escrito pelo  professor de Economista Edson Menezes

Nenhum comentário: