quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Núcleo da Educação em Tarauacá realiza encontro com gestores para a preparação da volta às aulas presenciais


Um encontro com os gestores escolares da Rede Estadual de Ensino marcou a segunda-feira, 14, do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) em Tarauacá, na preparação da volta às aulas presenciais, prevista para o dia 4 de outubro. Os preparativos estão sendo feitos detalhadamente, para que as ações sejam efetuadas dentro do cronograma proposto pelo Estado.

O reinício das aulas está previsto para ocorrer de forma híbrida, ou seja, presencial e remota, seguindo as orientações do comitê da Covid-19 do Acre.

Encontro com os gestores escolares da rede estadual para a preparação das aulas presenciais. Foto: Cedida

De acordo com a Coordenadora do Núcleo da SEE, Janaína Furtado, o encontro teve como objetivo o compartilhamento de informações de como se dará o processo de reinício das atividades escolares presenciais. As orientações são baseadas no decreto 7.225/20, que dispõe sobre o retorno das aulas e demais atividades presenciais, no âmbito das instituições públicas e privadas.

“Este encontro é de fundamental importância para sanar quaisquer dúvidas em relação ao reinício das aulas. é um momento importante para a nossa educação, principalmente, para os nossos amigos gestores, que estão trabalhando nas escolas para atender os protocolos sanitários, para que possamos receber nossos alunos”, enfatizou a coordenadora.

Durante o encontro foram abordados e discutidos assuntos de relevância para o sistema educacional, como o quadro de professores e pessoal de apoio, uniformes, alimentação, busca ativa, reforma de escolas, auxílio financeiro aos professores para aquisição de computadores e pagamento de internet, entre outros.

A diretora da Escola de Ensino Médio João Ribeiro, Débora Moura, destacou a importância do encontro: “Tivemos a chance de esclarecer várias dúvidas sobre o retorno presencial dos alunos, a situação do quadro de pessoal das escolas, a merenda e outros. O encontro foi muito produtivo, principalmente por ter sido realizado num ambiente fora da escola”.

Francisco Souza, o Moço, diretor da Escola de Ensino Fundamental Edmundo Pinto, declarou-se privilegiado ao participar de uma reunião avaliativa e também de planejamento para o início das atividades escolares presenciais. “O que me chamou a atenção foi o lugar aconchegante, tudo muito bem organizado, uma pauta completa sobre as ações do governo em Tarauacá, tratadas de forma clara e concisa, considerando os avanços e as dificuldades que se apresentam”.

O reinício das aulas está previsto para ocorrer de forma híbrida, ou seja, presencial e remota seguindo as orientações do comitê da Covid-19 do Acre. Foto: Cedida

Sobre o auxílio lei 3.778/21

A proposta de projeto de lei enviado pelo o governo do Estado à Assembleia Legislativa, sancionada dia 1º de setembro, faz parte da medida do Programa de Inovação Educação Conectada. Ao autorizar o auxílio, o governo cumpre as 11 medidas assumidas junto ao sindicato da categoria, durante audiência que tratou sobre a suspensão da greve e destacou as ações de valorização e melhoria das condições de trabalho dos colaboradores.

A lei contempla os professores que estão efetivamente em sala de aula e irão receber um repasse em única parcela de até R$ 4.500 para a compra de um computador, mais um repasse de R$1.800, divididos em 18 parcelas, para adquirirem pacotes de internet.

Por Agência/Acre

Nenhum comentário: