quinta-feira, 11 de novembro de 2021

DINHEIRO NA EDUACAÇÃO TEM O QUE FALTA É GESTÃO


O retorno das aulas presenciais das escolas Estaduais revelou que o governador Gladson Cameli continua certo em sua afirmação de campanha: “- dinheiro tem, o que falta é gestão”. Depois de quase dois anos trabalhando de forma remota (sem o devido preparo para isso: qualificação de equipes, meios, materiais, etc), em decorrência da pandemia, as aulas voltaram para a modalidade presencial, mas a secretaria não se planejou adequadamente para isso.

Além de ocupar o centro de inúmeras investigações de esquemas de corrupção, como a compra superfaturada de computadores, esquemas com a merenda, tentativa de comprar livros didáticos distribuídos pelo MEC e afins, fatos que causaram o afastamento ex-secretário Mauro. A Secretaria Estadual de Educação agora é mais uma dos visíveis sinais da incompetência do Governo Gladson Cameli para a gestão.

Mesmo com os milhões economizados nesses quase dois anos, sem gastos com transporte escolar, com redução dos gastos com energia, merenda, limpeza, funcionários e etc, virou rotina nesse início do ano letivo presencial os alunos terem que sair na hora do recreio por não haver merenda nas escolas.

Além da falta de merenda ainda existem escolas que estão sendo reformadas. Isso

mesmo - tiveram quase dois anos para reformar todas as escolas, para a retomada das atividades presenciais, mas resolveram fazê-lo justamente na hora em que os alunos deveriam voltar a estudar.

Soma-se a isso o fato de professores e funcionários de escola estarem com os salários desfasados e amargarem um acordo meia boca feito pelo sindicato, em uma greve eleitoreira que não mudou em nada o salário base dos professores, que perdeu muito o poder de compra com a inflação galopante do governo Bolsonaro.

A secretária que assumiu a pasta, vendida pela imprensa e governador como uma boa gestora, entrou para tentar salvar o desastre e a única coisa que conseguiu foi cavar mais ainda o fundo do poço em que a secretaria de educação do estado está. Dinheiro na educação tem muito, são milhões do FUNDEB, milhões economizados na pandemia, mas os problemas da educação não são resolvidos. O senhor esta correto, governador, O QUE FALTA É GESTÃO.

https://www.facebook.com/1438488916447545/posts/2668275913468833/?d=n
Por Cesario Campelo Braga

Nenhum comentário: