segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Vice-presidente da Câmara detona PEC dos Precatórios: “furo do teto, calote e pedalada fiscal”

Em entrevista ao Roda Viva, Marcelo Ramos (PL-AM) disse ainda que, se PDT e PSB tivessem votado contra a PEC no primeiro turno, proposta teria sido derrotada
Por Ivan Longo 8 nov 2021 - 22:53
Marcelo Ramos, vice-presidente da Câmara, detona a PEC dos Precatórios em entrevista ao Roda Viva (Reprodução/TV Cultura)

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), fez críticas à PEC dos Precatórios (PEC 23/2021), defendida pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e pelo presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (8).

Aprovada após polêmica votação em primeiro turno na última semana, a proposta, na prática, legaliza o calote nos precatórios para liberar uma verdadeira fortuna de R$ 63 bilhões do orçamento, para que assim Jair Bolsonaro possa conceder um pagamento de R$ 400 a 17 milhões de famílias até o final da eleição do ano que vem por meio do “Auxílio Brasil”, um projeto claramente eleitoreiro que visa possibilitar sua reeleição.

Na avaliação de Marcelo Ramos, a PEC dos Precatórios pode ser classificada como uma “pedalada fiscal”, termo que foi cunhado para encampar o golpe que culminou no impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016.

“A PEC dos Precatórios é a combinação bombástica de furo de teto, calote a credores e pedalada fiscal. É uma grande enganação”, disparou o parlamentar.

Segundo o vice-presidente da Câmara, “não é verdade que a PEC é um instrumento fundamental para financiar o Auxílio Brasil”, visto que haveria outras ferramentas para custear o programa.
Votos da oposição

A proposta foi aprovada na quinta-feira (4) com margem estreita (312 votos, quando o necessário para aprovar eram 308 votos) após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encampar uma série de manobras regimentais e distribuir emendas do “orçamento secreto”.

Boa parte das bancadas do PDT e do PSB destoaram de outras legendas de oposição e votaram a favor da proposta no primeiro turno. Segundo Marcelo Ramos, esses votos foram decisivos para a aprovação da PEC.

“Não tenho dúvidas de que, sem os votos do PDT e PSB, a proposta não seria aprovada. Houve um erro de avaliação”, analisou.

Para Ramos, no entanto, somente a virada de votos desses parlamentares do PDT e PSB na votação em segundo turno, marcada para esta terça-feira (8), não garante a derrubada da PEC. “Tínhamos 60 deputados ausentes no primeiro turno”, disse, adicionando que “nenhum” deputado que estava em missão no exterior, beneficiados por uma das manobras de Lira, votou.
Notícias relacionadas.

revistaforum.com.br/politica/vice-presidente-camara-pec-precatorios-pedalada-fiscal/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Nenhum comentário: