segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Banana fica 100% mais cara em Cruzeiro do Sul, devido exportação para outros estados



João Renato Jácome, do Notícias da Hora 16 Janeiro 2022

O município de Cruzeiro do Sul (AC) é referência no que se refere à banana, mas nos últimos meses o preço médio do fruto, que era vendido em média a R$ 2,50, aumentou para R$ 5,00 a palma. A alta chamou a atenção da população e é criticada em razão do aumento de 100% ou mais no preço do produto.

A alta é devido à exportação da fruta para os estados do Amazonas e Rondônia. Nos boxes do mercado não está fácil encontrar o produto. Segundo o secretário de Agricultura de Cruzeiro do Sul, Elenildo Nascimento, a alta no preço do produto está relacionada aos revendedores estarem comprando o produto direto dos produtores.

“A nossa banana é muito valorizada nos outros estados, e os revendedores tem muito interesse em comprar. O grande problema é que nosso mercado local não estava preparado para isto. Devido estes compradores, nós estamos ficando desabastecidos”, confirma o gestor municipal do setor.

Elenildo disse também que a prefeitura está buscando incentivar o produtor, para que este faça um plantio maior, garantindo produto na mesa da clientela local, um vez que a falta do produto aumenta o valor de mercado. “Estamos incentivando os produtores a plantarem uma maior quantidade, e que fique uma boa parte desse plantio aqui dentro da nossa cidade”, destaca.

Nenhum comentário: