segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

PP vive ebulição com pré-candidatura de Mailza ao Senado e temor de desfiliação de Gladson




Luciano Tavares - Blog da Hora Blog da Hora 05 Fevereiro 2022

O anúncio da pré-candidatura da senadora Mailza Gomes, presidente do PP, à reeleição, marcado para segunda-feira (7) em um buffet em Rio Branco com a presença de pastores evangélicos e a imprensa, ocorre em meio a um ambiente de ebulição na agremiação partidária. Parte dos filiados, alguns dos quais dirigentes importantes e pessoas com mandato, resistem ao nome da senadora com base em pesquisas. Não veem Mailza com condições suficientes para ser reeleita a nove meses de um pleito com medalhões que já despontam na frente.

Mas a senadora mantém seu nome no tabuleiro e há quem diga que seu principal conselheiro e entusiasta é Arthur Liborino, chefe de gabinete da parlamentar e secretário-geral do PP.

Ao Notícias da Hora, Arthur negou que haja qualquer ambiente bélico no partido. Fala em “discussões políticas normais” de um período pré-eleitoral.

“Não há ebulição no PP, não há clima bélico no PP, o que está acontecendo são discusões políticas, que são normais nesse período, para construção do projeto que lançaremos em 2022. Apesar de ser chefe de gabinete e secretário-geral do partido, seguimos buscando diálogo com todas as forças políticas existente, o que não vamos aceitar são imposições. A senadora e governador Gladson seguem dialogando, hoje devo sentar com Alison Bestene e Lívio Veras da SEGOV, ou seja, muita coisa dita não passa de boataria. Quem
me conhece sabe que sempre defendi o diálogo e respeito”, afirma.

Influência de Petecão?

Arthur diz que o projeto político do PP tem por finalidade a reeleição do governador Gladson Cameli e da senadora Mailza Gomes.

O secretário-geral do partido nega qualquer influência do senador Sérgio Petecão na confusão entre progressistas.

“Não, não há influência do senador Petecão nessas articulações, sou amigo do senador, tenho profundo respeito a ele, mas o projeto político do PP tem como prioridade a reeleição do governador Gladson, da Senadora Mailza, eleição de dois deputados federais e pelo menos 5 estaduais. Esse foi o acordo feito entre a senadora Mailza, governador Gladson Cameli com o presidente nacional do PP Ciro Nogueira e é justamente nisso que estamos focado.”

“O PP é a casa do governador”

O próprio governador Gladson Cameli acha que Mailza deveria desistir da ideia de reeleição, comentam pessoas próximas ao chefe do Palácio Rio Branco.

Gladson mantém silêncio sobre o tema, mas o governador, a priori, estaria inclinado a pôr Alan Rick em seu palanque.

Há ainda o temor interno na ala camelista do PP de que o governador, para preservar alianças, se filie a outro partido.

Arthur, entretanto, pondera: “A senadora Mailza sempre foi muito leal ao governador, sempre compartilhou com ele as decisões mais difíceis, sempre deu prioridade ao governador na destinação das emendas, nutre pelo governador Gladson profunda gratidão por ter sido sua suplente e hoje está fazendo um mandato que muito lhe honra. O governador tem um grande história no PP, foi aqui que conquistou seus mandatos, 2 de federal, um de senador e um de governador. O PP é a casa do governador Gladson, já divergimos várias vezes, mas em todas elas encontramos uma saída. É natural que um partido grande como o PP haja divergências, mas o importante é deixar que o espírito democrático prevaleça e sigamos unidos na construção de um partido mais fortalecido e acima de tudo, um Acre com oportunidade para todos”.

Nenhum comentário: