quinta-feira, 10 de março de 2022

Nova pesquisa revela Lula liderando em todos os cenários, tanto no primeiro como no segundo turno



Pesquisa de opinião pública visando às eleições presidenciais de 2022 contratada pela empresa BGC Liquidez e divulgada na tarde desta quarta-feira (9), pelo Instituto Paraná Pesquisas, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando todos os cenários de primeiro turno. No principal cenário, o petista tem preferência de 38,9%, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), ficou novamente em segundo lugar na simulação do pleito, com 30,9%.

Em um eventual segundo turno, Lula também seria o vencedor. Na comparação com a pesquisa de fevereiro, o ex-presidente oscilou para baixo dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais —antes, teve 40,1% dos possíveis votos para as eleições deste ano. Bolsonaro também oscilou, esse para cima, dentro da margem, anteriormente com 29,1%. Em terceiro lugar, empatados tecnicamente, aparecem o ex-juiz Sergio Moro, com 7,4%, e Ciro Gomes (PDT), com 6,8%. O instituto informou que a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais, entre os dias 3 e 8 marços de 2022, em 164 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. No total, foram ouvidos 2020 eleitores. A pesquisa foi registrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR,

Os cenários de primeiro turno são os seguintes, com a pesquisa estimulada, quando o entrevistado fala o nome do candidato, a chamada pesquisa estimulada:

Lula (PT) – 38,9%

Jair Bolsonaro (PL) – 30,9%;

Sergio Moro (Podemos) – 7,4%;

Ciro Gomes (PDT) – 6,8%;

João Doria (PSDB) – 2,2%;

André Janones (Avante) – 0,7%;

Rodrigo Pacheco (PSD) – 0,8%;

Simone Tebet (MDB) – 0,4%;

Alessandro Vieira (Cidadania) – 0,1%;

Nenhum / Branco / Nulo – 8,4%;

Não sabe / Não respondeu – 3,5%.

Cenário 2 – Pesquisa Espontânea

Lula (PT) – 25,8%;

Jair Bolsonaro (PL) – 21,5%;

Sergio Moro (Podemos) – 2,3%;

Ciro Gomes (PDT) – 1,9%;

João Doria (PSDB) – 0,4%;

Outros nomes citados – 0,3%;

Ninguém – 9,8% Não sabe / Não respondeu – 37,9%.

Cenário 3 – Pesquisa Estimulada com menos candidatos

Lula (PT) – 39,5%;

Jair Bolsonaro (PL) – 31,4%;

Sergio Moro (Podemos) – 29,2%;

Nenhum / Branco / Nulo – 29,0%;

Não sabe / Não respondeu – 4,1%.

O Paraná Pesquisas é uma empresa de Curitiba, fundada em 1990, a qual realizou seu primeiro levantamento sobre intenções de voto para presidente em 2013 e, desde então, divulga pesquisas eleitorais pagas com recursos próprios ou de financiadores diversos. Na eleição de 2018, o instituto fez pesquisas com entrevistas presenciais de eleitores em suas casas financiadas pela empresa de consultoria de investimentos Empiricus e pela Fundação Presidente Jânio Quadros, ligada ao PRTB.

Atualmente, o Paraná Pesquisas também realiza levantamentos por telefone, com operadores treinados conversando com eleitores.

(Por Tião Maia, para Acrenews)

Nenhum comentário: