terça-feira, 1 de março de 2022

Zequinha Lima decreta situação de emergência em Cruzeiro do Sul



Assessoria 28 Fevereiro 2022

Prefeitura mobiliza toda estrutura no apoio às mais de 28 mil pessoas que já foram afetadas

O Rio Juruá segue subindo e já são mais de 7 mil famílias atingidas, em 11 bairros, 14 comunidades rurais, 03 rios e 01 vila de Cruzeiro do Sul. No total, 28 mil pessoas já foram afetadas pelas águas. A última medição divulgada aponta 13m90cm, bem acima da cota de transbordo que é de 13m.

Diante do agravamento do quadro, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, decretou situação de emergência, na manhã desta segunda-feira, 28. A decisão aconteceu após reunião com todo secretariado, com equipes que estão atuando no socorro às famílias e com a presença do Presidente da Defesa Civil Estadual; Tenente-Coronel Miranda, do Comandante do Corpo de Bombeiros; Coronel Batista, do Coordenador de Segurança Pública; Coronel James Clay, além do presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Deputado Nicolau Júnior, que resumiu bem o motivo do encontro: "É um momento de muita dificuldade. Sabemos do esforço do prefeito Zequinha e estamos aqui para ajudar", disse Nicolau Júnior, Presidente da Aleac.

Zequinha Lima agradeceu o apoio, falou da necessidade do decreto de emergência e do trabalho das equipes: "O rio continua subindo e muitas famílias estão desabrigadas. Com muito trabalho e empenho, estamos buscando amenizar o sofrimento dessas pessoas, com toda a estrutura da prefeitura à disposição". E seguiu: Estou decretando estado de emergência, pois estamos preocupados e precisamos de ajuda! Aproveito para agradecer o apoio das equipes do governo, do nosso presidente Nicolau Júnior e do Governador Gladson Cameli. Juntos vamos ajudar nossa gente e vencer mais esse desafio", disse o prefeito.

A prefeitura de Cruzeiro do Sul está mobilizada no apoio às vítimas da enchente. Além do trabalho da Defesa Civil, várias outras secretarias estão empenhadas para oferecer serviços e auxílio às famílias.


Estamos monitorando - 24 horas por dia - a situação das águas. Temos recebido todo apoio das outras secretarias. A situação é difícil, um grande desafio pela frente, mas, graças ao planejamento feito pelo nosso prefeito e ao apoio que vem chegando, tenho certeza que vamos cuidar dessas pessoas da melhor forma possível, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima.

A secretária de Assistência Social, Adelcimar Leite, também comentou o trabalho durante a cheia: "Estamos juntos da Defesa Civil na retirada dessas famílias. Também cuidamos do acolhimento a elas, com toda estrutura disponível, pois sabemos que para as famílias, é uma situação muito triste e delicada. Por isso temos profissionais capacitados para receber e ajudar diante dessa grande dificuldade", disse a secretária.

O próprio prefeito tem acompanhado a defesa civil na retirada dos que precisam ir para casa de parentes, aluguel social ou abrigo. O gestor comentou sobre o planejamento e a execução do trabalho que está sendo feito: "Estamos empenhados no amparo às famílias, tenho reunido com todo secretariado e planejado as ações que vão sendo ampliadas de acordo com o aumento do número de pessoas atingidas". E seguiu: "Todos estão em abrigos dignos, separados por família, com toda estrutura e cuidados com relação à saúde, incluindo exames e acompanhamento dos casos de covid-19", explicou Zequinha.


Enchente do Juruá em números (Até 28 de fevereiro de 2022)

Medição do Rio Juruá - 13m90cm

Cota de transbordo - 13m

Famílias atingidas - 7 mil

Famílias desabrigadas - 50

Famílias desalojadas - 320

Total de famílias em aluguel social - 02

Total de pessoas afetadas: 28000

Localidades com fornecimento de energia elétrica suspensos

- Miritizal - parcial

- Lagoa - parcial

- Cruzeirinho - parcial

- Ramal da Boca do Moa - total

- Comunidade Florianópolis total

- Comunidade Aliança - total

Por noticiasdahora.com.br

Nenhum comentário: